CURIOSIDADE – Descubra como surgiu o nome cachorro-quente

O RankBrasil destaca o recorde de maior cachorro-quente do país, feito pela casa de lanches Dogão do Elitinho, de Quatro Barras (PR), com 8,72 metros de comprimento

09/02/2015
2736 Acessos
Imprimir
CURIOSIDADE – Descubra como surgiu o nome cachorro-quente
O nome hot dog ficou famoso nos estádios de futebol americano / Foto: Depositphotos.com[resnick_joshua1]
A salsinha foi criada pelos babilônios em aproximadamente 1500 a.C., recheando tripas com carne moída. A arte de fabricá-las se tornou uma especialidade alemã em meados de 1850, com a invenção de variados tipos deste embutido.

De acordo com relatos, um cozinheiro de Frankfurt tinha um cão da raça bassê – dachshund em alemão, e a salsinha produzida por ele ficou conhecida por este nome.

O imigrante alemão Charles Feltman levou a novidade para os Estados Unidos, criando por volta de 1870 um sanduíche quente feito com pão, salsinha e molhos.

Já a popularização da iguaria se deu nos estádios de futebol americano. Acredita-se que em 1906 um vendedor gritava nas arquibancadas durante um jogo: “Get your own hot dachshund” (Pegue seu próprio dachshund quente).

Presente no local, o cartunista Tad Dorgan ilustrou a cena. Como não sabia escrever a palavra ‘dachshund’ colocou na legenda “Get your hot dogs” (Pegue seus cachorros quentes). O nome ficou famoso e se propagou.

Maior cachorro-quente do país
O recorde junto ao RankBrasil de Maior cachorro-quente pertence à casa de lanches Dogão do Elitinho, da cidade de Quatro Barras (PR), com 8,72 metros de comprimento, 30 cm de largura e 91,15 quilos.

Fontes: Super Interessante e Mundo Estranho
Redação: Fátima Pires