CURIOSIDADE – Café não deve ser preparado com água fervente

Brasil lidera ranking mundial de produção e exportação, e fica em segundo lugar no consumo. Confira também o recorde de maior café coado do país

23/01/2015
22481 Acessos
Imprimir
CURIOSIDADE – Café não deve ser preparado com água fervente
Temperatura ideal para preparar o café é de aproximadamente 90°C / Foto: Depositphotos.com[AlekseyPatsyuk]
Estudos químicos indicam que a temperatura ideal para preparar o café é de aproximadamente 90°C. Isto significa que a infusão deve acontecer alguns instantes antes da ebulição.

De acordo com pesquisas, a água fria não extrai óleos essenciais e cafeína suficiente dos grãos. Já a fervente provoca a perda do oxigênio, alterando o índice de acidez, o que prejudica o sabor e o aroma da bebida.

O Brasil é líder no ranking mundial de produção e exportação, com parque cafeeiro estimado em 2 milhões de hectares, distribuídos em 15 estados, recebendo destaque Minas Gerais e Espírito Santo. A Maior safra de café da história brasileira ocorreu entre 2012 e 2013, com 50,8 milhões de sacas.

A preferência pela bebida também faz do país o segundo maior consumidor do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. O consumo médio por ano no Brasil é de 4,3 kg do produto torrado e moído por habitante.

Maior café coado
Em 2011, a cidade de Brejetuba (ES) superou o próprio recorde de Maior café coado, com mais de 8,2 mil litros de água e 580 kg do produto. Como resultado final, o município produziu 8.260 litros da bebida, seguindo as recomendações de preparo da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).


Fontes: Portal Terra, Abic e Sindicafesp
Redação: Fátima Pires