Cidade catarinense busca recorde com vaca atolada gigante

Desafio acontece em 23 de julho e faz parte das comemorações dos 59 anos de São João Batista. Representante do RankBrasil vai estar presente

17/07/2017
9046 Acessos
Imprimir
Cidade catarinense busca recorde com vaca atolada gigante
Vaca atolada gigante será servida durante a 1ª Festa do Aipim, que faz parte das comemorações dos 59 anos de São João Batista / Foto: Dirleni Dalbosco
O município de São João Batista (SC) vai preparar uma vaca atolada gigante para bater recorde brasileiro. O desafio acontece em 23 de julho no Centro de Eventos, durante a 1ª Festa do Aipim, que faz parte das comemorações dos 59 anos da cidade.

Seis pessoas estarão envolvidas na produção, que vai começar a ser feita no dia 22. A receita terá 700 kg de costela bovina, 400 kg de aipim congelado, 60 l de óleo de soja, 50 kg de sal, 100 kg de tomate, 15 kg de alho, 50 unidades de alho poró, 5 unidades de caldo de carne, 100 kg de cebola, 120 unidades de cebolinha verde, 10 kg de colorífico, 25 unidades de salsão, 120 unidades de salsinha, além de mil kg de laranja.

A iguaria será feita em uma panela especial de 3 m de diâmetro, 30 cm de altura e capacidade de 2.121 litros ou 2,12 metros cúbicos. Luciano Cadari, representante do RankBrasil, vai estar presente. Ele vai conferir a quantidade de vaca atolada e possivelmente oficializar a marca com a entrega do troféu de recordista. O prato será servido a partir das 11h30.

Segundo o secretário de Desenvolvimento da Prefeitura Municipal, Plácido Vargas, o aipim é o principal produto agrícola da cidade e a farinha de mandioca produzida em São João Batista é uma das melhores do Brasil. “Como também é um dos ingredientes essenciais da vaca atolada, surgiu a ideia de fazer a iguaria para o almoço da Festa do Colono”.

Vargas explica que a vaca atolada é um prato típico brasileiro, muito conhecido e consumido na região de São João Bastista. “Estamos aproveitando para incentivar e divulgar as mais variadas formas de uso do aipim na alimentação do dia a dia”, destaca.

59 anos de emancipação
Além da receita gigante, a festa dos 59 anos de emancipação da cidade traz muitas outras atrações, entre desfile festivo com o tema ‘O plano é: ser cidadão’, marcha para Jesus, missa de Ação de Graças, bolo de aniversário do município, finais do campeonato de futebol de campo e exposição de orquídeas.