RBS TV e Hipermercados Condor buscam recorde com cuca gigante

Iguaria será distribuída gratuitamente em 9 de junho, para os participantes do Festival de Cucas de Joinville (SC). Representantes do RankBrasil estarão presentes

07/06/2017
10681 Acessos
Imprimir
RBS TV e Hipermercados Condor buscam recorde com cuca gigante
Durante o Festival de Cucas de Joinville, RBS TV e Hipermercados Condor prometem apresentar a Maior cuca do Brasil / Foto: André Kopsch
A RBS TV Joinville e Hipermercados Condor vão produzir uma cuca gigante por recorde brasileiro. A iguaria será distribuída gratuitamente em 9 de junho, durante o Festival de Cucas de Joinville (SC). As representantes do RankBrasil, Iolete Cadari e Elisangela Arruda estarão presentes para possivelmente registrar a marca.

Para a massa serão utilizados 40 l de leite, 18 kg de margarina, 3,375 kg de fermento, 31,5 kg de açúcar, 25 l de ovos pasteurizados e 90 kg de farinha de trigo. O recheio vai levar 20 kg de creme, 45 kg de farinha, 22,5 kg de açúcar e 22,5 kg de margarina.

Quatro pessoas estarão envolvidas na preparação da cuca, que será montada e recheada a partir das 9h30 da manhã do dia 9, na praça Nereu Ramos (rua Eng. Niemeyer, 15, centro da cidade). A distribuição está prevista para começar às 12h.

O Festival de Cucas é um projeto colaborativo em que diferentes frentes da RBS TV Joinville atuam, fazendo parte da organização as áreas de Jornalismo (Rafael Custódio e Lisandra Nienkoetter), Comunicação (Gizela Michalichen) e Marketing (Felipe Venturi).

De acordo com Felipe Venturi, a ideia de produzir a iguaria surgiu por ser símbolo de Joinville. “A cuca gigante é uma forma de mobilizar toda a comunidade em torno do evento e fazer a cidade ser reconhecida pela sua cultura gastronômica”, destaca.

Produção artesanal
A cuca será preparada no dia 8 de junho e a massa ficará descansando até as 5h da manhã do dia 9, quando será assada na padaria do Hiper Condor de Joinville. Depois vai ser transportada até a praça Nereu Ramos. No local, após a conferência das representantes do RankBrasil, alunos do curso de gastronomia da Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina (Unisociesc) servirão a iguaria, explicando como funciona o processo de produção artesanal.

Festival de Cucas
A final do Festival de Cucas vai acontecer no dia 10 de junho, na praça do mercado público (avenida Dr. Paulo Medeiros, centro do município). O evento está na sua quarta edição e é promovido e realizado o pelo Jornal do Almoço da RBS TV Joinville, atraindo entre 15 mil e 20 mil pessoas.

O festival de 2017 começou em 8 de maio e é realizado em três etapas. A final vai ter seis finalistas, com a escolha da melhor receita. Segundo Felipe, este ano será homologada a semana da cuca de Joinville, que acontecerá todos os anos na primeira semana de junho, a partir do próximo dia 10.