Artista plástico pretende bater três recordes com pintura gigante

O pintor Floberto Borges quer entrar para o RankBrasil com a maior pintura em tela do país

26/08/2013
5824 Acessos
Imprimir
Artista plástico pretende bater três recordes com pintura gigante
Divulgação: RankBrasil
A obra de no mínimo 80 m², 40 m de largura e 2 m de altura também promete ser o painel com maior número de quadros que formam uma única imagem. ‘Natureza: Cuide ou ela se acaba’, como é chamado, conta com desenhos únicos e originais.

Há mais de 40 anos o paulistano se dedica à arte e está ansioso para alcançar os três recordes. “Esta obra é uma coisa que rende expectativa há bastante tempo. Começou com uma ideia de outra pessoa e agora é uma coisa que vai se concretizar”.

Ele conta que aceitou o desafio durante a Exposição de Retrospectiva dos seus 40 anos de carreira. “Quando fiz um quadro de seis metros na mostra, perguntaram-me porque não fazer o maior quadro do Brasil. Eu nem sabia que existia isso, mas pensei em fazer”.

Borges já realizou 47 exposições pelo mundo. Atualmente trabalha em um clube de campo na região de Itatiba (SP).

Painel formado pelo maior número de quadros
A pintura completa é formada por quase 200 telas e ao todo foram quase dois anos e meio de trabalho. Segundo ele, quando começou a pintar ainda não sabia o que pretendia desenhar. “Foi uma inspiração divina. Veio tudo de memória, quando peguei o pincel, nem sabia o que iria sair”.

O próprio artista ainda não viu sua obra montada com todos os quadros. Este é um desafio para o pintor que precisa encontrar um espaço amplo para expor a paisagem inteira.

Maior número de originais em uma mesma obra
Outro recorde que deve ser registrado é o de maior número de originais. O painel é formado por vários quadros. Ele pode ser apreciado separadamente ou como uma única imagem.

“No maior quadro do mundo, por exemplo, pintaram uma mulher e o resto preencheram com grama. Desse jeito, o artista não pode dividir a obra, ou vender cada tela com autenticidade. A minha poderá ser dividida e vendida separada. Também foi pensado no lado comercial”, completa.

Exposição
No próximo sábado, 31 de agosto, às 14 horas os fiscais do RankBrasil, Vitor Cadari e Luciano Cadari estarão no Parque da Uva em Jundiaí (SP) para homologar os recordes. O painel continua exposto no domingo para a visitação do público.

Redação: RankBrasil