Bloco de Carnaval pretende produzir o maior picolé do país

Grupo quer superar recorde com refresco congelado de 2,80 m de altura e 330 kg. Sorvete será distribuído nesta sexta-feira, em João Pessoa – PB

29/01/2013
7472 Acessos
Imprimir
Bloco de Carnaval pretende produzir o maior picolé do país
Bloco Picolé de Manga pretende superar recorde com sorvete gigante - Imagem: divulgação RankBrasil
O Bloco Picolé de Manga, de João Pessoa – PB, pretende superar o recorde brasileiro de Maior picolé do país, produzindo para o Carnaval de 2013 um refresco congelado de 2,80 m de altura e 330 kg.

A marca atual, que está no RankBrasil e foi obtida no ano de 2007 por uma fábrica de sorvetes de Apucarana - PR, é de 1,38 m de altura e 53 kg.

A apresentação do picolé para a conquista do título nacional acontece na próxima sexta-feira (1°), a partir das 11 horas, na avenida Trincheiras, em frente ao Posto Tropicana, na capital da Paraíba.

Fatiado e colocado em vasilhas, o sorvete – com sabor de manga – será distribuído gratuitamente à comunidade e convidados presentes. Para aferir as medidas do picolé e possivelmente registrar a superação do recorde, o fiscal do RankBrasil, Luciano Cadari, vai estar presente acompanhando a festa e verificando se o refresco congelado é próprio para o consumo.

O sorvete gigante pretende atingir a média de oito mil picolés do tamanho normal. No mesmo dia, a partir das 19 horas, o bloco carnavalesco vai se concentrar novamente em frente ao Posto Tropicana, para levar o povo às ruas com a apresentação especial da cantora Daniela Mercury.

Fabricação do picolé
O picolé de manga é feito com a própria fruta, sendo utilizados 180 litros de água, 100 kg de polpa, 45 kg de açúcar e 5 kg de amido de milho. A mistura é colocada em uma fôrma de inox e congelada em uma câmara frigorífera à temperatura de -22°C.

Fabricado por oito pessoas, o processo tem duração de 10 dias, tudo supervisionado pela nutricionista Renate Negreiros. Em 2013, para a produção do refresco congelado gigante, o bloco de Carnaval tem como parceiros o Casitus Sorvetes, Polpa Ideal, Açúcar Alegre e Dicoplast.

Bloco carnavalesco
O Picolé de Manga Eventos e Publicidade Ltda, que traz o nome fantasia Bloco Picolé de Manga, teve início com uma brincadeira de um grupo de amigos. Em 2013, para comemorar os 20 anos de atividade, a agremiação carnavalesca quer surpreender os foliões com a superação de um recorde brasileiro.


Redação: Fátima Pires