Carnaval é a maior festa popular do Brasil

Folia moderna teve início no século XIX. O Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de desfiles com escolas de samba

12/02/2013
6629 Acessos
Imprimir
Carnaval é a maior festa popular do Brasil
Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de desfiles com escolas de samba - Imagem: divulgação
O Carnaval de 2013, comemorado oficialmente nesta terça-feira (12), é a maior festa popular do Brasil, com destaque para a cidade do Rio de Janeiro, que tem a maior folia.

Com origem na Grécia, em meados dos anos 600 a 520 a.C., a festa era, a princípio, para agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção.

Em 590 d.C, passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica e marcado pelo ‘adeus à carne’, ou do latim ‘carne vale’, dando origem ao termo Carnaval. A data representa o último dia antes da Quaresma – 40 dias de jejum – que antecedem a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo de Páscoa.

Na época, este longo período de penitência e privações incentivou reuniões de diversas festividades antes da Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. Desta forma, havia uma grande concentração de festejos populares e cada cidade brincava de um jeito, conforme seus costumes.

No século XIX teve início o Carnaval moderno, feito com desfiles e fantasias, sendo que Paris foi o principal modelo exportador da festa para o mundo. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer a folia com desfiles de escolas de samba.

Maior Carnaval do Brasil
O Rio de Janeiro realiza o Maior Carnaval do país e também do mundo. No ano passado, a festa atraiu mais de 5,3 milhões de foliões. Em 2013, o evento deve quebrar um novo recorde de público, com seis milhões de pessoas. Este ano o número de blocos também aumentou, passando de 425 para 492.


Redação: Fátima Pires