Dia Nacional do Cego marca a luta pela inclusão de deficientes

Data é comemorada em 13 de dezembro. Na oportunidade, o RankBrasil destaca recordes relacionados a pessoas com problemas visuais

13/12/2012
5340 Acessos
Imprimir
Dia Nacional do Cego marca a luta pela inclusão de deficientes
Data tem por finalidade incentivar o princípio da solidariedade humana
O Dia Nacional do Cego, que é comemorado nesta quinta-feira, 13 de dezembro, marca a luta pela inclusão de deficientes visuais na sociedade. A data foi instituída pelo então presidente da República Jânio da Silva Quadros, através do decreto número 51.405, de 26 de julho de 1961.

A criação de um dia especial para os cegos teve por finalidade incentivar o princípio de solidariedade humana no Brasil, mundialmente estabelecido no princípio da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que preserva o direito fundamental de igualdade e solidariedade entre todas as pessoas.

Com o objetivo de marcar a data, o RankBrasil destaca o recorde de Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, como primeiro deficiente visual a ocupar cargo na magistratura nacional. Ele perdeu a visão quando estava na faculdade, o que não o impediu de concluir o curso de Direito e mais tarde conquistar o cargo de desembargador.

Pela iniciativa de inclusão social, o RankBrasil também lembra da primeira exposição de quadros para deficientes visuais, título obtido em 2004, através do projeto ‘Tocar e Sentir’, que traz imagens em relevo. Os trabalhos foram realizados pela artista mineira Eni D`Carvalho.



Redação: Fátima Pires