Google homenageia Luiz Gonzaga, o rei do baião

Logotipo especial faz referência ao centenário de nascimento de um dos maiores compositores da música popular brasileira

13/12/2012
5424 Acessos
Imprimir
Google homenageia Luiz Gonzaga, o rei do baião
Logotipo especial faz referência aos 100 anos do compositor Luiz Gonzaga - Imagem: Google
O Google homenageia nesta quinta-feira (13) Luiz Gonzaga, o rei do baião. Um logotipo especial na primeira página do site – conhecido como doodle – faz referência aos 100 anos de nascimento de um dos maiores compositores da música popular brasileira.

Luiz Gonzaga nasceu em 13 de dezembro de 1912, em Recife – PE. Ele fez sucesso cantando acompanhado de sua sanfona e outros instrumentos musicais, apresentando ritmos que na época a maioria das pessoas não conhecia, como baião, xote e xaxado.

Em 1939 deu baixa do exército para se dedicar à música. No início de carreira tocou nas áreas de prostituição do Rio de Janeiro. Seu repertório era composto basicamente de canções estrangeiras e se apresentava com o típico figurino do músico profissional: paletó e gravata.

O rei do baião trabalhou nas ruas da capital fluminense até que em 1941, ele conseguiu um contrato com a gravadora Victor, lançando mais de 50 músicas instrumentais. Na sequência veio sua primeira contratação, pela Rádio Nacional.

Na emissora fez contato com o acordeonista gaúcho Pedro Raimundo, que usava trajes típicos de sua região. Deste encontro, surgiu a ideia de Luiz Gonzaga se apresentar vestido de vaqueiro – figurino que o consagrou como artista.

Admirado por grandes músicos, ganhou notoriedade principalmente com as canções Baião, Asa Branca, Qui Nem Jiló e O Xote das Meninas. O compositor faleceu em 02 de agosto de 1989, vítima de parada cardiorrespiratória. Em 2012, foi tema do filme ‘Gonzaga, de Pai pra Filho’, que narra a relação conturbada de Luiz Gonzaga com o filho Gonzaguinha.


Redação: Fátima Pires