Dia do Astronauta marca viagem do primeiro brasileiro ao espaço

Data presta uma homenagem à Missão Centenário, realizada pela Agência Espacial Brasileira, que aconteceu em 2006

09/01/2013
6097 Acessos
Imprimir
Dia do Astronauta marca viagem do primeiro brasileiro ao espaço
Imagem: divulgação
O Dia do Astronauta, que é comemorado nesta quarta-feira (09), marca a viagem de Marcos Pontes – o primeiro brasileiro no espaço – para a Estação Espacial Internacional (ISS) e presta uma homenagem à Missão Centenário, realizada em 2006 pela Agência Espacial Brasileira (AEB)

Marcos Pontes entrou para a história por sua viagem espacial, após oito anos de treinamento na Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) e na Agência Espacial Russa (Roscosmos). Na época, ele tinha quase duas mil horas de voo e experiência com mais de 25 tipos de aeronaves.

A Missão Centenário fez referência aos 100 anos do voo do 14 Bis, primeiro avião do mundo capaz de realizar um voo completo, inventado por Alberto Santos Dumont, que é considerado o ‘Pai da aviação’.

Durante a viagem espacial, que aconteceu em 10 dias, o astronauta recordista teve por objetivo destacar o Brasil entre os 16 países envolvidos na Estação Espacial Internacional. Ele levou experimentos científicos brasileiros para execução de testes em ambientes sem gravidade.



Redação: Fátima Pires