Abertura oficial dos Jogos Olímpicos acontece hoje, às 17h

Cerimônia custou aproximadamente R$ 85,7 milhões e deve durar pouco mais de três horas. Olimpíadas reúnem cerca de 10 mil competidores, de mais de 200 países

27/07/2012
3398 Acessos
Imprimir
Abertura oficial dos Jogos Olímpicos acontece hoje, às 17h
A abertura oficial das Olimpíadas de Londres acontece hoje (27), às 17h (horário de Brasília), no Estádio Olímpico de Stratford. Com investimento de cerca de 27 milhões de libras (R$ 85,7 milhões), a solenidade deve durar pouco mais de três horas.

Um dos espetáculos será a produção organizada pelo cineasta britânico Daniel Boyle. Vencedor do Oscar em 2009, pela direção do filme ‘Quem quer ser um milionário’, Boyle projetou uma cerimônia que narra a passagem da vida rural às grandes metrópoles modernas.

O evento terá a participação do ex-beatles Paul McCartney, apresentações baseadas em peças de William Shakespeare e o toque de um sino que é o maior da Europa. Devem comparecer Daniel Craig, ator de James Bond, e até a rainha da Inglaterra, Elizabeth. A presidente do Brasil, Dilma Rousseff também está em Londres para participar.

Os organizadores esperam que somente a abertura das Olimpíadas seja acompanhada na televisão por um bilhão de pessoas de todo o planeta. Durante a competição, a audiência deve alcançar 4,8 bilhões de espectadores, o que significa mais da metade da população mundial. No Brasil, os jogos serão transmitidos em TV aberta pela Rede Record.

Brasil nas Olimpíadas
Os Jogos Olímpicos de 2012 reúnem aproximadamente 10 mil competidores, de mais de 200 países do mundo. O Brasil conta com 259 atletas, que vão disputar 27 modalidades. A cerimônia de abertura acontece nesta sexta-feira, mas a competição teve início já na quarta (25).

A Seleção Brasileira de Futebol Feminino estreou no primeiro dia, goleando a equipe dos Camarões por 5 a 0, com direito ao recorde da jogadora Cristiane, de maior artilheira da história das Olimpíadas. Na quinta-feira (26), foi a vez do futebol masculino, que venceu o Egito por 3 a 2.

No Google
O Google, maior site de buscas, colocou nesta sexta-feira um doodle (logotipo) em sua página inicial, para celebrar a abertura dos Jogos Olímpicos de Londres. A imagem traz cinco atletas entre as letras do site, ilustrando diferentes modalidades.

Redação: Fátima Pires