São Paulo é o Estado mais competitivo do Brasil

A pesquisa foi realizada pelo Economist Intelligence Unit. Em segundo lugar aparece o Rio de Janeiro, seguido por Minas Gerais

30/11/2012
3265 Acessos
Imprimir
São Paulo é o Estado mais competitivo do Brasil
São Paulo segue como o Estado mais competitivo do Brasil, com pontuação de 77,1. Em segundo lugar aparece o Rio de Janeiro, com 71,8 pontos, seguido por Minas Gerais, que alcançou 62,8.

Os dados são de uma pesquisa divulgada na quinta-feira (29), pelo grupo inglês Economist Intelligence Unit, com patrocínio do Centro de Liderança Pública.

Lançado em 2011, o levantamento abrange 26 indicadores econômicos, divididos em várias categorias: ambiente político, ambiente econômico, regime tributário e regulatório, políticas para investimentos estrangeiros, recursos humanos, infraestrutura, inovação e sustentabilidade.

Estados mais competitivos
lugar Estado pontos
1°. São Paulo 77,1
2°. Rio de Janeiro 71,8
3°. Minas Gerais 62,8
4°. Rio Grande
do Sul
60,5
5°. Paraná 59,5
Para estabelecer o ranking dos mais competitivos do país, os estados brasileiros e o Distrito Federal recebem pontuação com base nesses critérios. Em cada tópico, as unidades federativas ganham pontos que vão de zero a 100. A média nacional deste ano ficou em 41,5.

De acordo com o estudo, entre 2011 e 2012, a maioria dos estados elevou a qualidade dos serviços de telecomunicações e aumentou o foco na sustentabilidade. Por outro lado, seguem os desafios para a superação em algumas áreas, como processos burocráticos e problemas na educação.


Redação: Fátima Pires