Ranking aponta as áreas mais promissoras para abrir franquia

Setores listados foram de turismo, alimentação, saúde e beleza, terceira idade, imóveis, microfranquias e serviços

05/11/2012
3994 Acessos
Imprimir
Ranking aponta as áreas mais promissoras para abrir franquia
A revista Exame elaborou um ranking das áreas mais promissoras para abrir uma franquia no Brasil. Os setores apontados foram de turismo, alimentação, saúde e beleza, terceira idade, imóvel, microfranquias e serviços.

Para formar a lista, diversos consultores especializados em franquia foram entrevistados. Em 2011, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento aumentou 16,9%, chegando ao faturamento de mais de 88 bilhões de reais. Em 2012, a perspectiva é de que setor cresça 15%.

Conforme a pesquisa, o Turismo e Hotelaria foi o mercado que mais cresceu em franquias no ano passado, com aumento de quase 86%. Entre as opções na área estão agências de viagens e locadoras de veículos. Já as franquias de redes de alimentação cresceram 14,5% em 2011 e estão entre as que mais faturam.

O setor de saúde e beleza também está entre as áreas mais promissoras para abrir franquia no país, sendo que o crescimento foi de 24,3%. Apesar dos negócios para idosos não entrarem na classificação da ABF, esse mercado está carente de serviços e produtos pelo envelhecimento da população e o aumento do poder aquisitivo dos aposentados.

Na área de imóveis, desde a parte de construção civil até a de móveis de decoração são apontadas como promissoras para franquias. Outro setor listado foi o de serviços, como lojas de conveniência, supermercados, pet shops, entre outros, que em 2011 cresceu 14,9%.

As microfranquias também entram entre os negócios promissores, de acordo com o estudo. Com investimento de até 50 mil reais, as redes deste segmento somam 336 marcas e já representam 17% do total de franquias no país e 4% do faturamento do setor. Juntas, as microfranquias faturam 3,7 bilhões de reais.


Redação: Fátima Pires