ONU foi criada para manter paz e segurança no mundo

A Organização das Nações Unidas teve sua fundação oficial no dia 24 de outubro de 1945, com o fim da Segunda Guerra Mundial. Entre os objetivos está garantir os direitos humanos

24/10/2012
8445 Acessos
Imprimir
ONU foi criada para manter paz e segurança no mundo
A Organização das Nações Unidas (ONU) completa 67 anos nesta quarta-feira. Sua fundação oficial aconteceu em 24 de outubro de 1945, em São Francisco, na Califórnia – EUA.

Oficializada por 50 países, inclusive o Brasil, logo após o final da Segunda Guerra Mundial, a primeira Assembleia Geral da ONU foi realizada em 10 de janeiro de 1946, em Londres, na Inglaterra.

Deste encontro resultou um documento chamado ‘Carta das Nações Unidas’, que foi assinado por todos os países participantes. As nações se comprometeram a manter a paz, defender as liberdades fundamentais, além de promover o desenvolvimento de todo o planeta.

Assim surgiu a Organização das Nações Unidas, que veio substituir a Liga das Nações, formalizada no final da Primeira Guerra Mundial, com proposta parecida. Um dos feitos mais importantes da ONU foi a proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948.

Com sede em Nova Iorque – EUA, a organização internacional conta atualmente com mais de 190 países membros e tem por principal meta garantir a paz e a segurança no mundo. Entre outros objetivos estão promover a democracia e os direitos das pessoas, e trabalhar para a sustentabilidade das nações.

Maior evento da história da ONU
O Brasil sediou o maior evento da história da ONU, a Rio +20, realizado em junho de 2012. A conferência teve por finalidade discutir o desenvolvimento sustentável do planeta nos próximos 20 anos. Aproximadamente 45 mil pessoas estiveram no Riocentro e mais de um milhão participaram de reuniões paralelas.

Redação: Fátima Pires