Novo sistema de pesquisa do Google tenta pensar como o usuário

É o primeiro passo para a construção da próxima geração de pesquisa. Denominada ‘Knowledge Graph’, a ferramenta procura devolver exatamente o que o internauta quer

17/05/2012
2628 Acessos
Imprimir
Novo sistema de pesquisa do Google tenta pensar como o usuário
O Google está testando um novo sistema de pesquisa, para oferecer ao usuário resultados mais exatos de acordo com sua busca.

A ferramenta, denominada ‘Knowledge Graph’, está disponível apenas na versão norte-americana e foi apresentada na quarta-feira (16), no blog oficial da empresa.

De acordo com a mensagem, postada pelo vice-presidente de Engenharia do Google, Amit Singhal, o serviço vai ajudar o internauta a encontrar novas informações de forma rápida e fácil.

“Esse é um crítico primeiro passo para a construção da próxima geração de pesquisa, que explora a inteligência coletiva da web e entende o mundo um pouco mais como as pessoas compreendem”, disse.

O ‘Knowledge Graph’ melhora a busca do Google através de três principais caminhos: o usuário deve encontrar o que procura, obter o melhor resumo e também uma pesquisa mais ampla e profunda, através de descobertas inesperadas.

Segundo Amit Singhal, o Google acredita que a ferramenta perfeita de busca deve entender o que o usuário diz e devolver exatamente o que ele quer.

“Esperamos que esta inteligência adicionada ofereça a mais completa imagem de seu interesse, forneça os mais inteligentes resultados de busca e desperte sua curiosidade sobre novos temas”, destacou.

Como consequência, conforme o engenheiro, a ferramenta vai ajudar o usuário a economizar tempo. Ainda não há previsão de quando o novo serviço estará disponível na versão brasileira do Google.


Redação: Fátima Pires