Mostra com 305 quebra-cabeças deve estabelecer recorde brasileiro

Evento acontece no sábado, na cidade de São Paulo. Entre os jogos em 3D que serão apresentados está a Ilha de Manhattan, com as famosas Torres Gêmeas

14/08/2012
7554 Acessos
Imprimir
Mostra com 305 quebra-cabeças deve estabelecer recorde brasileiro
Um mostra com 305 quebra-cabeças, que acontece no próximo sábado (18), na cidade de São Paulo, pretende estabelecer um recorde brasileiro.

O desafio de apresentar a maior coleção de quebra-cabeças montados é da colecionadora Luiza van-Erven de Figueiredo. Ela promete um cenário colorido, com variados desenhos, como paisagens, animais, fundo do mar, objetos e alguns em 3D.

Entre as atrações está o quebra-cabeça da Ilha de Manhattan, com as famosas Torres Gêmeas, dos Estados Unidos, em 3D. Com 3.145 peças, Luiza demorou dois anos para conseguir encontrar o jogo, que é muito especial para a colecionadora.

A mostra ainda terá quebra-cabeças da Alemanha, Inglaterra, China, Itália, Espanha, Canadá, entre outros países. “São jogos do mundo inteiro, que foram comprados online ou em viagens. Alguns eu ganhei de amigos, que sabem da minha paixão”, conta a paulistana, que coleciona quebra-cabeças há 45 anos.

Em número de peças, a mostra ganha dimensão ainda maior: são mais de 183 mil, sendo que a maior montagem tem oito mil peças e a menor, apenas 25. A exposição vai acontecer a partir das 15 horas, no chamado Quarto dos Quebra-Cabeças. “É um ambiente especial, destinado apenas aos jogos”, explica a colecionadora.

O diretor do RankBrasil, Luciano Cadari, vai de Curitiba – PR a São Paulo especialmente para participar da mostra, que será aberta ao público a partir das 15 horas. Caso os números estejam corretos, o recorde será oficialmente registrado. Quem quiser conferir a coleção de Luiza deve agendar a visita pelo email lufig834@yahoo.com.br ou pelo celular (11) 98226-9906.



Superação de outro recorde
Além de tentar estabelecer a marca de maior coleção de quebra-cabeças montados, Luiza pretende superar o próprio recorde de maior coleção de quebra-cabeças, apresentando 501 jogos que estão em caixas, os quais totalizam 444.933 peças. O título nacional anterior da colecionadora, registrado em 2010, era de 259, com 273.189 peças.

Benefícios dos quebra-cabeças
A mostra também chama a atenção para os benefícios que a montagem de quebra-cabeças traz a pessoas de todas as idades. “O jogo contribui com a ativação da memória e a visão espacial. Para crianças ainda ajuda no desenvolvimento do dedo polegar e para o idoso, é bom na prevenção do Mal de Alzheimer, uma vez que exercita o cérebro”, afirma a colecionadora.

No Guinness World Records
A maior coleção de quebra-cabeças de Luiza também está registrada no Guinness World Records, na época com 238 jogos. Na oportunidade, ela pretende tentar atualizar o título mundial.

Redação: Fátima Pires