Cármem Lúcia é a primeira mulher eleita presidente da Justiça Eleitoral

Essa é mais uma prova do que afirmou a presidente Dilma Rousseff, de que o século 21 é das mulheres

07/03/2012 10:30:00
5163 Acessos
Imprimir
Cármem Lúcia é a primeira mulher eleita presidente da Justiça Eleitoral
A ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármem Lúcia Antunes da Rocha foi eleita a primeira mulher a assumir a presidência do Tribunal Superior Eleitoral do Brasil.

Ela é membro da corte desde 2009 e foi escolhida por seis votos em sessão ordinária na terça-feira (06), através de votação realizada por meio de uma urna eletrônica.

Cármem Lúcia vai substituir o atual presidente, Ricardo Lewandowski. O ministro Marco Aurélio recebeu apenas um voto, o qual deve assumir a vice-presidência da Casa. A posse da ministra está prevista para abril, mas a data ainda não foi confirmada.

A nova presidenta
A ministra Cármem Lúcia é natural de Montes Claros – MG e tem 55 anos de idade. É mestre em Direito Constitucional e especialista em Direito Empresarial, falando fluentemente cinco idiomas: inglês, francês, italiano, alemão e espanhol.

Ela exerceu a advocacia por 28 anos e atuou como procuradora e procuradora-geral do Estado de Minas Gerais. Também foi professora na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais por mais de 20 anos.

Discurso
Em discurso realizado após a eleição, Cármem Lúcia falou do poder da mulher na decisão de voto. De acordo com a ministra, o Brasil tem 136 milhões de eleitores, sendo 52% mulheres.

Ela ainda lembrou que o direito do voto feminino completou 80 anos e que na época que foi regulamentado contava apenas com 1,5 milhão de mulheres eleitoras.

Século 21 é das mulheres
A nomeação da ministra Cármem Lúcia é mais uma prova do que disse Dilma Rousseff, na segunda-feira (05), durante comemoração antecipada ao Dia Internacional da Mulher.

Dilma, que também faz a diferença no país por ser a primeira mulher a conquistar o cargo de presidente do Brasil, afirmou que o século 21 é das mulheres.


Redação: Fátima Pires