Governo lança internet grátis através de 0800

A TIM é a primeira operadora a oferecer o link para acesso à banda larga gratuita

13/07/2012
10446 Acessos
Imprimir
Governo lança internet grátis através de 0800
O governo federal lançou ontem (12) o projeto ‘Banda Larga 0800’, que oferece internet gratuita em telefones móveis e tablets, sem a necessidade de adquirir qualquer pacote de compartilhamento de dados. Os testes começam no sábado (13) e a TIM é a primeira operadora a disponibilizar um link para o acesso grátis.

Da mesma forma que acontece nos serviços telefônicos de 0800, quem paga a conta não é a pessoa que acessa o site, mas o proprietário da página. Inicialmente, o custo da conexão será financiado por órgãos governamentais, mas a tecnologia será oferecida a lojas e bancos.

Por exemplo, um estabelecimento comercial que vende produtos pela internet pode se interessar em participar do projeto e pagar para que o usuário acesse o seu site. Gratuitamente, o internauta pode consultar preços e até mesmo efetuar compras.

Testes
Na fase inicial vão participar do projeto 80 cidadãos da cidade-satélite São Sebastião – DF. A operadora TIM é responsável pela distribuição de 20 kits contendo aparelhos Smartphone associados às linhas gratuitas.

Os testes serão realizados através do portal do governo federal, criado especificamente para o projeto piloto. As pessoas selecionadas acessarão o site de grátis, respondendo um questionário sobre as dificuldades de navegação e qualidade do serviço.

Suporte
Além da TIM, o ‘Banda Larga 0800’ terá suporte técnico das operadoras Claro, Oi e Vivo. Após o período de testes, o governo vai definir o público-alvo, mas já está certo que os sites gratuitos estarão disponíveis tanto para clientes com conta, como para os pré-pagos.

Redação: Fátima Pires