Artista revolucionário, Gilberto Gil completa 70 anos

Ex-ministro da Cultura e um dos criadores do movimento Tropicalismo, cantor e compositor é a favor do software livre e da liberdade digital

27/06/2012 13:00:00
8525 Acessos
Imprimir
Artista revolucionário, Gilberto Gil completa 70 anos
Gilberto Gil completou 70 anos de idade e 50 de carreira. Considerado um artista revolucionário, ele foi um dos criadores do movimento Tropicalismo e é a favor do software livre e da liberdade digital.

O cantor e compositor foi o primeiro artista nomeado ministro da Cultura do Brasil, exercendo o cargo de 2003 e 2008. Na política, também foi vereador pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e membro da Comissão Nacional Executiva do Partido Verde (PV).

Formado no curso de Administração de Empresa, ele nasceu em 26 de junho de 1942, em Salvador. Pelo movimento Tropicalismo, com músicas que fazia severas críticas aos níveis políticos e morais, foi expulso do país durante o regime militar e ficou exilado em Londres, na Inglaterra.

Com mais de 50 álbuns lançados e estilo que abrange diversos ritmos, Gilberto Gil é um dos mais importantes compositores do país e um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira (MPB). Na internet, foi o primeiro artista brasileiro a lançar um canal exclusivo no YouTube.


Redação: Fátima Pires