Gol e Azul testam aviões utilizando biocombustíveis

Companhias aéreas brasileiras fazem voos experimentais com combustíveis a partir de cana-de-açúcar, óleo vegetal e gordura animal

20/06/2012 11:00:00
4369 Acessos
Imprimir
Gol e Azul testam aviões utilizando biocombustíveis
As companhias aéreas Gol e Azul realizaram ontem (19) voos experimentais, utilizando pela primeira vez aviões movidos com biocombustíveis à base de cana-de-açúcar, óleo vegetal e gordura animal.

A ideia é utilizar novas tecnologias com o objetivo de reduzir a emissão de gases poluentes causadores de efeito estufa, contribuindo assim com a questão de sustentabilidade, tão importante para a preservação do meio ambiente.

As empresas testam uma maneira de continuar a oferecer os serviços de aviação, de uma forma crescente, mas que resulte em menos impacto para o planeta. O momento é oportuno, aproveitando a realização da Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

Combustível renovável
Em parceria com a Embraer, a empresa de produtos renováveis Amyris e a General Eletric, a companhia aérea Azul realizou um voo com um jato E195, utilizando combustível a partir da cana-de-açúcar. A aeronave partiu de Campinas – SP para a cidade do Rio de Janeiro.

Batizado de ‘Azul+Verde’, para o voo foi utilizado uma mistura de querosene de aviação comum com querosene renovável, obtido através de microorganismos modificados, que transformam o açúcar em puro hidrocarboneto. O experimento é capaz de reduzir em até 82% a contaminação gerada pelo combustível derivado do petróleo.

Óleo vegetal e gordura animal
A companhia Gol fez um teste com um Boeing 737-800, movido a bioquerosene de aviação, processado a partir de óleo vegetal (de milho) e gordura animal. O avião saiu da cidade de São Paulo, com destino à capital carioca. Chamado ‘Querosene Verde’, o combustível pode diminuir a poluição em até 80%.

Redação: Fátima Pires