Juan Gris é homenageado com doodle cubista

Google celebra o 125° aniversário do pintor e escultor espanhol, que ficou conhecido mundialmente por seu talento no gênero artístico

23/03/2012
5397 Acessos
Imprimir
Juan Gris é homenageado com doodle cubista
Juan José Victoriano González, mais conhecido como Juan Gris, ganha homenagem do Google nesta sexta-feira (23), data em que completaria 125 anos de idade.

O artista é considerado um dos mais famosos e versáteis pintores e escultores cubistas espanhóis, que ficou mundialmente conhecido por seu talento no gênero artístico.

Ele viveu parte de sua vida na França e realizou grandes exposições em conceituadas galerias de arte de diversos países. Em suas obras predominavam a geometrização das formas e a incorporação de elementos tipográficos, valorizando as cores azul, verde e violeta.

Juan Gris nasceu em Madrid, em 1887, tinha a saúde muito fraca e vivia doente, com crises de problemas cardíacos. O artista morreu de insuficiência renal em Paris, no dia 12 de maio de 1927, com apenas 40 anos.

Obras
Entre as principais obras de Juan Gris estão ‘Natureza morta frente ao armário’, ‘A cantora’, ‘Violão e guitarra’, ‘Guitarra em frente ao mar’ e ‘Retrato de Jossette’.

Cubismo
O Cubismo é um movimento artístico que surgiu no século XX, nas artes plásticas. Tratava das formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano.

Doodles
O Google, maior site de busca, costuma celebrar datas importantes para a humanidade e homenagear pessoas famosas com doodles, que são logotipos especiais em sua página inicial. Para comemorar o aniversário de Juan Gris, o Google criou uma arte semelhante a do espanhol.

Redação: Fátima Pires