Museus brasileiros entram para o Google Art Project

Projeto permite que internautas façam um passeio virtual gratuito a algumas das maiores galerias de arte do mundo

03/04/2012 11:00:00
2482 Acessos
Imprimir
Museus brasileiros entram para o Google Art Project
A Pinacoteca do Estado e o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM – SP) vão entrar em breve para o Google Art Project.

Os museus brasileiros se juntarão a outras 17 instituições culturais de diversas partes do mundo, que já integram o projeto de arte.

O serviço online conta com mais de mil obras, mostradas em resolução de sete bilhões de pixels, que representa uma qualidade de imagem mil vezes superior à das câmaras digitais convencionais, permitindo ver os detalhes do traço com visão microscópica.

Entre as obras que fazem parte do projeto estão ‘Noite estrelada’ de Van Gogh, do Moma de Nova York, ‘A aparição de Cristo ao povo’ de Alexander Ivanov, da Galeria Tretyakov de Moscou e ‘O nascimento de Vênus’ de Sandro Botticelli, da Galleria Uffizi de Florença.

O anúncio oficial da entrada dos museus brasileiros no projeto será realizado pelo Google na Pinacoteca, nesta terça-feira (03).

Art Project
O Art Project é mantido pelo Google, que é o maior site de busca, em colaboração com museus espalhados por diversos países.

O projeto utiliza tecnologia do Street View, oferecendo visitas virtuais gratuitas a algumas das maiores galerias de arte do mundo. O serviço entrou no ar em fevereiro de 2011.


Redação: Fátima Pires