Chico Xavier completaria hoje 102 anos

Médium psicografou mais de 400 obras e se tornou o maior nome do Espiritismo no Brasil

02/04/2012 11:10:00
3883 Acessos
Imprimir
Chico Xavier completaria hoje 102 anos
Francisco de Paula Cândido Xavier, conhecido como Chico Xavier, completaria nesta segunda-feira (02) 102 anos de idade.

O médium psicografou mais de 400 obras e se tornou o maior nome do Espiritismo no Brasil. Ele viveu com simplicidade, dedicando-se à divulgação da doutrina, sem jamais ganhar financeiramente por isso.

Seus livros venderam quase 25 milhões de exemplares, alguns traduzidos em castelhano, inglês, grego, japonês, entre outros idiomas. Toda renda de suas obras foram doadas a instituições de caridade. O médium dizia que os livros não eram seus, mas dos espíritos.

Chico Xavier nasceu em 1910, na cidade de Pedro Leopoldo, em Minas Gerais. Ele morreu em 30 de junho de 2002, aos 92 anos, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória.

O médium sempre quis morrer em uma data marcada pela alegria e seu falecimento aconteceu justamente no dia em que o país conquistou o pentacampeonato mundial, através da Seleção Brasileira de Futebol.

‘Mineiro do Século’
Em 2000, Chico Xavier foi eleito o ‘Mineiro do Século’, em votação que realizada no Estado de Minas Gerais. Ele obteve 704.030 votos e venceu candidatos como Santos Dumont (segundo colocado) Pelé, Carlos Drummond de Andrade e Juscelino Kubitschek.

Mediunidade e psicografia
Mediunidade é o nome atribuído à capacidade humana que permite uma comunicação com os espíritos. Já psicografia é o dom de escrever mensagens ditadas pelos espíritos.

Redação: Fátima Pires