Satélite vai levar banda larga a todos os municípios do Brasil

Serviços de internet e telefonia móvel 3G estarão disponíveis aos brasileiros de todas as cidades, inclusive as mais distantes dos grandes centros

29/03/2012
4154 Acessos
Imprimir
Satélite vai levar banda larga a todos os municípios do Brasil
O Brasil se prepara para lançar o primeiro satélite geoestacionário de comunicação, que vai levar banda larga a todos os municípios do país.

A informação foi transmitida na quarta-feira (28), pelo ministro da Ciência e Tecnologia do governo federal, Marco Antônio Raupp.

O país busca na Índia uma cooperação técnica para o satélite, que tem um custo avaliado em R$ 750 milhões e está sob a responsabilidade da Telebras e da Embraer.

Pelo alto valor de investimento, de acordo com o ministro, um concurso internacional também será realizado para buscar parceria com outros países.

Com a nova tecnologia, cidadãos brasileiros de todas as cidades, mesmo as mais distantes dos grandes centros, poderão acessar a banda larga para os serviços de internet e telefonia móvel 3G.

O satélite geoestacionário faz parte do Plano Nacional de Banda Larga e ainda vai servir para outros projetos do governo federal e das Forças Armadas.

Outro satélite
Nos próximos dias, o Brasil, juntamente com a Índia, África do Sul, China e Rússia, vão discutir o lançamento de outro satélite, para a observação do clima no Atlântico Sul, que também vai permitir entender melhor os efeitos que causam as radiações ultravioletas.

Redação: Fátima Pires