Coleção com maior número de sonetos

Recorde pertence a Mara Ivanovic e Marcos Loures. Eles são os autores da coleção Espiral de Sonetos, que reúne ao todo três mil composições poéticas do tipo italiano

21/05/2015
3947 Acessos
Imprimir
Coleção com maior número de sonetos
Marcos Loures e Mara Ivanovic são os autores da Coleção Espiral de Sonetos / Fotos: Arquivo recordistas
Os escritores Marcos Valério Mannarino Loures, que usa o nome literário Marcos Loures, e Mara Viviane A. Kiss Ivanicska, a qual utiliza Mara Ivanovic entram para o RankBrasil em 2015 pelo recorde de Coleção com maior número de sonetos.

Eles são os autores da coleção Espiral de Sonetos, que traz como principais temáticas o amor, a amizade e o sentimento. Composta por cinco livros, reúne ao todo três mil sonetos do tipo italiano, também chamado petrarquiano – composição poética com duas estrofes de quatro versos e duas de três versos.

Conforme Marcos Loures, a dificuldade em escrever sonetos clássicos está relacionada à acentuação, ritmo e rima. “A necessidade de obediência à métrica e às rimas freia um pouco a inspiração, a qual vem em blocos enquanto escrevemos”, completa Mara Ivanovic.

A parceria surgiu através de um amigo em comum, Lindolfo Netto, que sabia sobre a iniciativa da escritora de editar e publicar livros voluntariamente. De acordo com a autora, ele alertou ambos sobre a possibilidade de um trabalho conjunto para edição, produção e publicação da obra.

“Eu me sinto honrada pelo Marcos Loures me permitir, não somente editar, diagramar e publicar esta coleção, mas também participar de forma ativa e intensa, mesclando versos meus aos sonetos existentes, como um balé literário”, destaca.

Sobre a conquista do recorde brasileiro, segundo o autor representa motivo de orgulho. “É a valorização de cada gota de suor em prol de uma realização pessoal”, afirma. Conforme Mara Ivanovic, “o título representa um incentivo a outros escritores e poetas, para que acreditem ser possível um reconhecimento de alto nível como este no nosso país”.

Marcos Loures e Mara Ivanovic conquistaram o recorde com três mil composições poéticas do tipo italiano, distribuídas na coleção Espiral de Sonetos / Fotos: Arquivo recordistas

Contribuição literária
De acordo com a escritora, a leitura é pouco incentivada e difundida no Brasil e assim, muitos acabam abandonando suas obras e se aplicando a outras atividades, afastando-se de sua arte.

“Espero que o reconhecimento conquistado através da coleção Espiral de Sonetos possa estimular outras pessoas a darem continuidade a seus trabalhos e apostarem em seu valor”, diz. Sobre a contribuição da produção literária, o autor acrescenta: “Toda forma de cultura popular ou clássica é mais um grão de areia na construção de um patrimônio de identificação de um povo ou de um ser isoladamente”.

Além dos cinco livros da coleção já publicados, mais cinco volumes estão sendo finalizados somando no total seis mil composições. Dentro da parceria, outro projeto de Marcos Loures e Mara Ivanovic é a produção da coleção Cantos do Sepulcro, que deve conter cerca de 15 mil poesias.

O autor
Marcos Loures é médico, nasceu em Muriaé (MG) e atualmente reside em Santa Marta, no distrito de Ibitirama (ES). Ele começou a se interessar pelo estilo poético porque seu pai também escrevia.

Além do italiano, compõe sonetos ingleses e formas experimentais como duas sextilhas (seis versos cada) terminando em um dístico (dois versos). Segundo o escritor, “enquanto repentista, a inspiração vem de qualquer assunto”.

Ainda é autor da coleção Ecos do Pensamento (com 1.200 poesias), Elas por Ele (poesias em homenagem à mulher), Mémories Par Les Quatre Coins du Monde (poesias em francês), Redención - Serie 4 Esquinas Del Mundo (poesias em espanhol) e Sextinas.

Mara Ivanovic exibe o troféu e o certificado de recordista brasileira junto ao RankBrasil / Foto: Arquivo recordista

A autora
A empresária do ramo de Turismo e Gastronomia, Mara Ivanovic nasceu em São Paulo (SP) e hoje mora no Rio de Janeiro (RJ). Escritora de vários tipos de composições literárias, aprendeu a estrutura dos sonetos através do trabalho com Marcos Loures.

A paulistana também é autora dos livros Catarse, Lamentos e Âmago. Em fase de produção tem o fictício Mandrágora e o romance Minha História (Contos do Destino). Atualmente está empenhada na implantação do projeto Editora Friends.

O trabalho começou pela iniciativa de Mara Ivanovic em editar e publicar voluntariamente obras de amigos. “A finalidade é divulgar novos talentos literários junto a crianças e adolescentes em idade escolar, disponibilizando as obras destes escritores em bibliotecas públicas e comunitárias, finaliza.

Redação: Fátima Pires

Algumas citações na mídia:
Guia Muriaé
Paraná Shop