Maior canjica do Brasil

Com a produção de 2.080 litros, Balneário Piçarras (SC) supera o próprio recorde. Iguaria foi distribuída gratuitamente durante o Piçarraiá

09/07/2016
11151 Acessos
Imprimir
Maior canjica do Brasil
Balneário Piçarras supera o próprio recorde ao produzir canjica com 2.080 litros / Foto: RankBrasil
A Prefeitura Municipal de Balneário Piçarras (SC) superou o próprio recorde junto ao RankBrasil de Maior canjica do país, com 2.080 litros. A cidade obteve o título brasileiro pela primeira vez no ano passado, produzindo 1.480 litros.

O doce foi apresentado em 9 de julho de 2016, com a presença do representante do RankBrasil, Luciano Cadari, que conferiu a quantidade de litros através de marcações internas na panela utilizada. Após a oficialização da nova marca com entrega do troféu aos responsáveis houve distribuição gratuita aos participantes do Piçarraiá.

A preparação da iguaria ocorreu na maior panela do país, recorde que pertence ao Sítio Novo, de Joinville (SC). O utensílio mede 9,24 metros de circunferência, dois metros de altura, pesa aproximadamente 12 mil quilos e tem 7.450 litros de volume total.

O alimento levou 150 kg de milho, 700 litros de leite, mil litros de água, 432 caixinhas de leite condensado (395 g cada), 1 kg de sal, 50,4 litros de leite de coco, 24 pacotes de coco ralado (250 g cada), 24 pacotes de cravo e 24 de canela (ambos de 12 g cada).

De acordo com a secretária municipal de Turismo e Cultura, Susan Corrêa, pela experiência de 2015, este ano as dificuldades para a preparação da canjica foram menores. “Contamos com maior apoio de pessoas para preparar o prato, tínhamos equipes para cortar os ingredientes, abrir as caixas e nossos próprios cozinheiros. Também melhoramos o visual do evento”, destaca.

Ela revela que o problema encontrado foi em relação à arrecadação dos alimentos para fazer a receita. “Devido à crise instalada em nosso país os patrocinadores não conseguiram fornecer todos os ingredientes conforme ano passado”.

O diretor do RankBrasil, Luciano Cadari entrega o troféu de recordista aos organizadores do evento / Foto: RankBrasil

Apesar do obstáculo, o evento superou as expectativas dos organizadores, com maior público e mais presença da mídia, sendo distribuídos aproximadamente cinco mil pratos da sobremesa. “Nosso objetivo foi deixar a canjica o mais parecido com aquela que preparamos em casa, com o mesmo sabor e textura”, comenta.

Pela superação do recorde, a secretária diz que foi uma honra receber novamente o RankBrasil para a oficialização da marca: “Estamos muito felizes. Ter o RankBrasil é uma maneira de confirmar o nosso feito e ter a certeza do reconhecimento. Podemos falar com orgulho que Piçarras tem a maior canjica do Brasil”.

Piçarraiá
Este ano a tradicional festa de Balneário Piçarras aconteceu entre os dias 8 e 9 de julho. Além da canjica gigante, o 4º Piçarraiá ofereceu shows nacionais, música de raiz e apresentações culturais e escolares. Também contou com barracas de gastronomia e de artesanato local.

Recorde superado
CidadeEstadoQuantidadeAno
Balneário PiçarrasSC1.480 litros2015




Algumas citações na mídia:
G1
Ric Mais
News Rondônia
Massa News
Ponte Fm
Nova mais
Jornal do Comércio