Primeira biblioteca para pacientes em hospital 100% público

Recorde é do Hospital do Trabalhador localizado em Curitiba (PR), que desde 5 de novembro de 2014 oferece diversas opções de leitura

13/03/2015
3741 Acessos
Imprimir
Primeira biblioteca para pacientes em hospital 100% público
O diretor do RankBrasil, Luciano Cadari (à direita) entrega o troféu ao diretor do HT, Geci Labres de Souza Júnior / Foto: RankBrasil
O Hospital do Trabalhador, unidade do Governo do Estado do Paraná, também conhecido como HT e situado em Curitiba (PR) conquista em 2015 o recorde junto ao RankBrasil de Primeira biblioteca para pacientes em hospital 100% público.

Inaugurado em 5 de novembro de 2014, o espaço viabilizado através da equipe de Voluntariado Social possibilita uma atividade cultural e de lazer aos internos.

Dos 7.800 livros arrecadados, mais de cinco mil já foram doados aos usuários, todos devidamente higienizados. Os voluntários percorrem os quartos oferecendo um momento literário através de obras com diversos temas, em especial motivacionais e espirituais, sem doutrinamento. Eles realizam 500 atendimentos por dia.

Segundo o diretor geral do HT, Geci Labres de Souza Júnior, a biblioteca pode ser vista como um conceito de beneficiar pacientes além da assistência à saúde, de forma a transferir conhecimentos nas filas de esperas e nas enfermarias. “Não pretendemos fazer estoques com os livros arrecadados, mas criar nas mãos das pessoas o acesso à leitura”, destaca.

No seu entendimento, a instituição se diferencia pela organização e pelos bons resultados alcançados através de uma corrente do bem. “O hospital procura criar novas ferramentas de aproximação com a população: a biblioteca é uma delas. Estamos muito felizes com o recorde, isto é uma semente lançada com o intuito de atrair outras editoras e mais capacidade de distribuição de livros”.

De acordo com o voluntário Luciano José Oliver, responsável pela arrecadação das obras, o título brasileiro representa que o projeto deu certo e atribui a conquista também aos pacientes. “O recorde aconteceu porque eles aceitaram participar da leitura”, afirma.

O troféu de recordista foi entregue pelo diretor do RankBrasil, Luciano Cadari, em cerimônia realizada em 12 de março no anfiteatro do hospital. Além do diretor Geci Labres, participaram diversos membros da equipe de voluntariado e parceiros da biblioteca: o representante da editora Pão Diário, Wesley Oliveira; e o pastor Cláudio Garcez, da Igreja Apostólica Nova Terra.

Momento da entrega do certificado do RankBrasil pelo diretor Luciano Cadari aos voluntários do Hospital do Trabalhador, que são responsáveis pela humanização do atendimento / Foto: RankBrasil

Voluntariado Social
O HT conta atualmente com 195 voluntários, que fazem a humanização do atendimento. “Eles são como assistentes pessoais dos internos: vão até os quartos e perguntam a necessidade de cada um, buscando posteriormente doações”, explica Maria Cecilia Cordeiro, gerente de Relacionamento com a Comunidade.

Conforme Luciano José Oliver, o trabalho é como uma terapia ocupacional, principalmente para pessoas aposentadas, muitas com o tempo ocioso. “É extremamente recompensador proporcionar bem-estar a outras pessoas. No caso dos livros, é levar uma palavra de conforto, de garra, de esperança e de amor”, afirma. Segundo ele, pelo número de pacientes o hospital necessita de mais 400 voluntários.

Quem quiser doar um pouco de seu tempo e ajudar o próximo, o primeiro passo é entrar em contato com o Centro de Ação Voluntária (CAV), através do telefone (41) 3322-8076 e participar de uma palestra sobre o assunto. Depois o interessado deve se inscrever no Voluntariado do HT, pelo (41)3212-5831.

A instituição também recebe doações diversas. Além de livros, os pacientes necessitam principalmente de camisetas, chinelos e agasalhos masculinos, considerando que 80% dos atendidos são homens. Para doar basta ligar no (41) 3212-5700 e seguir as instruções.

Hospital do Trabalhador
O HT é uma unidade da Secretaria de Estado e Saúde, do Governo do Paraná, contando com as parcerias da Prefeitura de Curitiba, Universidade Federal do Paraná e Fundação da UFPR para o Desenvolvimento da Ciência – Funpar. Referência no Sul do país no atendimento à urgência e emergência em traumatologia de alta complexidade, é responsável por cerca de 60% do atendimento de Curitiba e região metropolitana.


Redação: Fátima Pires

Confira a galeria de imagens

Algumas citações na mídia:
O Nortão
Paraná Shop
Folha Vale do Café
Paraná - Governo do Estado
Portal do Hospital