Maior tempo pedalando em rolo de treino

Com 228 horas, num total de 4.059,81 quilômetros percorrido, recorde pertence ao paulistano Marcelo Florentino Soares, mais conhecido como Mixirica

01/09/2020
7004 Acessos
Imprimir
Maior tempo pedalando em rolo de treino
Ciclista pedalou 228 horas em 12 dias. No total foram 4059,81 quilômetros percorridos, em desafio que foi transmitido pelo Instagram / Foto: Ianca Loureiro
O paulistano Marcelo Florentino Soares, mais conhecido como Mixirica, entra para o RankBrasil em 2020 pelo recorde de Maior tempo pedalando em rolo de treino. Com transmissão pelo Instagram, ele começou o desafio em 16 de junho às 10h e concluiu em 28 de junho às 10h, num total de 228 horas pedaladas, mais de 57.000 de altimetria acumulados e 4.059,81 quilômetros percorridos em 12 dias.

Como acontece na prova real, no rolo de treino a cada etapa aumenta o grau de dificuldade e tudo é registrado pelo sistema chamado Fulgaz e compartilhado com o Strava – sistema utilizado por ciclistas e corredores de rua em geral.

Durante a prova, Marcelo teve intervalos de apenas duas horas por dia para descansos rápidos e manutenção ou troca de bike. Ele não parou nem mesmo para comer, escovar os dentes ou fazer xixi (tinha um recipiente que ficava ao lado). O recorde de Mixirica foi estabelecido na cidade de Cosmópolis, interior do estado de São Paulo, na empresa Ballistech, do empresário Christian Amancio.

Em algumas subidas Marcelo pedalou cinco e sete quilômetros por hora porque dependia da inclinação que chegava até 25% e para dificultar mais também tinham simulações de estradas de terra. Nas descidas ele atingiu de 60 a 80 quilômetros por hora. De acordo com o ciclista, que tem atualmente 48 anos de idade, as principais dificuldades foram a privação do sono e as assaduras por não termuita opção de posição na bike.

O atleta conta que em 2019 fez o RaceAcrossAmerica garantindo a sétima colocação e ganhou uma premiação extra por ter sido o ciclista mais rápido a subir uma cadeia de montanhas. Por conta da pandemia, ele aproveitou o cancelamento desta prova presencial em 2020 e o surgimento do desafio da Virtual RaceAcrossAmerica para participar e ao mesmo tempo registrar as horas pedaladas no rolo de treino (esse rolo é interativo e faz o ciclista migrar para a prova através da tela do celular ou televisão).

Com a pandemia Marcelo se preparou na sua própria casa, em um rolo de treino simples. “Com o desafio, o empresário Christian providenciou um rolo interativo onde os treinos puderam de fato ser intensificados e com mais recursos para preparação”, destaca.

Segundo o ciclista, este recorde junto ao RankBrasil significa uma realização pessoal por algo nunca feito antes. Ele dedica este título à sua equipe (Alexandre Capez, Patricia Capez, Elaine Longo, Gustavo Perim, João Gomes, Eduardo Nicola e Fátima Nicola) e em especial à Debora Gisele Cataneo, que fez tudo funcionar perfeitamente como uma chefe de equipe, mantendo todos unidos com o mesmo propósito. “Agradeço ainda ao empresário Christian Amancio pelo apoio e por proporcionar o registro junto a RankBrasil, e à minha família que sempre está na torcida das minhas jornadas”.

Marcelo adianta que tem vários desafios em mente. “Existem muitas outras coisas que quero fazer e com isso incentivar ainda mais a prática do ciclismo, mostrando que não existe idade e sim força de vontade. Tudo começa quando você muda a sua mente”, afirma.

Do Monte Caburaí ao Chuí
Marcelo já foi recordista junto ao RankBrasil pela mais rápida travessia de bicicleta do Monte Caburaí ao Chuí. Ele fez o percurso de 10.332,30 quilômetros em 57 dias, recorde que foi registrado em 2015.