Maior romance em número de páginas

Escritor Marcelo Gularte obteve o título escrevendo um livro de 1.177 laudas. ‘A lenda do funk carioca’ rendeu outros dois recordes junto ao RankBrasil

25/11/2014
4424 Acessos
Imprimir
Maior romance em número de páginas
O livro ‘A lenda do funk carioca’, de Marcelo Gularte, tem 1.177 páginas / Foto: Luiz Cordeiro dos Santos
Marcelo Gularte, de 42 anos, entra novamente para o RankBrasil em 2014, desta vez com o recorde de Maior romance em número de páginas do país. O livro ‘A lenda do funk carioca’ possui 1.177 laudas.

Nascido em Madureira, no Rio de Janeiro (RJ), o autor vive na zona sul da cidade maravilhosa, no bairro Catete. No entanto, o escritor que se tornou referência no gênero musical nunca frequentou um baile funk.

O interesse pelo assunto começou por influência do irmão e cresceu depois do sucesso com o lançamento do curta-metragem ‘Mc Magalhães, uma lenda viva do funk’. Conversando com um amigo, o carioca decidiu escrever sobre o tema.

A partir daí foram muitas reuniões com músicos e frequentadores das festas. Marcelo nem sequer precisou de gravador para registrar os fatos. Cada vez que encontrava com um dos mais de 500 personagens presentes na publicação, escrevia sem parar, impressionantes 15 a 20 horas por dia.

Esta dedicação fez ele terminar a produção, entre pesquisa e publicação, em nove meses, conquistando outra marca no RankBrasil: Mais rápido a pesquisar e publicar livro de Literatura.
Livro tem 1.177 páginas, faz uma cronologia sobre o funk de 1970 a 2014, e foi produzido e publicado em nove meses / Foto: Luiz Cordeiro dos Santos

De acordo com o recordista, a obra ainda não lançada por editora já é considerada a ‘Bíblia do funk’. “O livro foi construído por histórias reais, exigindo muita dedicação, isso é o mais complicado. É uma pesquisa monstruosa sobre a construção de uma cultura que representa uma identidade não só do Rio de Janeiro, mas também de fora do Brasil”.

A grande quantidade de páginas dificulta a publicação em massa, sendo necessário patrocínio. Além da versão impressa com 1.177 laudas, o escritor tem disponível um formato com 1.400 páginas. Marcelo procura parceiros ou uma editora disposta a lançar o livro que, além de retratar a história do funk, mostra acontecimentos históricos do país entre os anos de 1970 a 2014. Esta função de contextualizar uma época rendeu mais um título: Livro com a maior cronologia sobre o funk.

Quatro vezes recordista
Conhecido como o rei dos ditados populares, Marcelo Gularte obteve o primeiro recorde junto ao RankBrasil em março de 2014 por realizar a Maior narração literária com ditos populares do país, com mil expressões por apresentação.

Redação: RankBrasil

Algumas citações na mídia:
Es Hoje
Folha Vale do Café
News Rondonia