Maior número de flautas tocadas simultaneamente

O músico pernambucano Joelson dos Santos Gomes conquistou o recorde por se apresentar com quatro instrumentos ao mesmo tempo

21/11/2014
4445 Acessos
Imprimir
Maior número de flautas tocadas simultaneamente
Para conquistar o recorde junto ao RankBrasil, Joelson tocou quatro flautas simultaneamente / Foto: Studio Foto Bolotha
Joelson dos Santos Gomes, que usa o nome artístico Joelson Santos, entra para o RankBrasil em 2014 pelo Maior número de flautas tocadas simultaneamente. O recordista é capaz de se apresentar com quatro instrumentos ao mesmo tempo, sendo dois na boca e outros dois no nariz.

O músico natural de Paulista (PE), que vive em Porto Velho (RO), utiliza três tipos de flautas doce: soprano, contralto e sopranino, diferentes tanto no tamanho quanto na sonoridade. Para a obtenção do recorde, ele tocou as músicas “Ai se eu te pego”, de Michel Teló, e “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga.

Joelson usou a soprano em um lado do nariz, fazendo a melodia; a contralto do outro lado, realizando a segunda voz; e a sopranino na boca. Na canção “Asa Branca”, utilizou mais uma sopranino, exibindo notas diferentes. “Todo o trabalho é feito com o apoio do diafragma, sendo preciso controlar a quantidade de ar que sai. Isso só se torna possível depois de muito
treinamento e dedicação”, conta.

Segundo o pernambucano, tudo começou por uma simples brincadeira. “Eu queria tocar flautas de forma diferente. Coloquei uma no nariz e percebi um som bacana, então resolvi inovar e hoje já consigo me apresentar soprando quatro simultaneamente”.

Para o músico, o recorde é muito importante porque o RankBrasil tem credibilidade nacional. “Através deste título terei mais força junto à mídia brasileira, alavancando minha carreira”, destaca. Pela conquista, o recordista agradece o apoio da Fundação Habitacional do Exército (FHE) e Studio Foto Bolotha.
Joelson Santos é formado em Flauta Doce pela Fundação Centro de Criatividade Musical de Olinda (FCCMO) / Foto: Studio Foto Bolotha

Carreira
Joelson começou a estudar música aos 12 anos. É formado em Flauta Doce pela Fundação Centro de Criatividade Musical de Olinda (FCCMO), onde também fez especialização em clarinete e saxofone. Em Pernambuco, participou de várias orquestras e bandas.

Atualmente atua como professor de música na Escola Estadual Juscelino Kubitschek, de Porto Velho, pelo projeto ‘Mais Educação’ do Governo Federal. Também é integrante da banda de música da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, do Exército Brasileiro. Ainda em 2014, tocou na Mostra de Música do Serviço Social do Comércio (Sesc/ RO).

O músico, que em seus eventos utiliza saxofone, clarinete e flauta, apresenta-se em casas de shows, casamentos, festas de aniversários, entre outros. Ele já esteve em alguns programas de televisão, entre o quadro ‘Se vira nos 30’ do Domingão do Faustão, da Rede Globo, e ‘Fenômenos do YouTube’ da Eliana, no SBT.

Para 2015, o pernambucano tem boas perspectivas. Entre 2003 e 2006, ministrou aulas no Conservatório Instituto Artes Sol Maior, de Jaboatão dos Guararapes (PE). Agora, foi convidado pelo diretor do estabelecimento, maestro Ricardo Diniz, a divulgar seu trabalho na Europa através de uma parceria.

Diniz dirige a Orquestra Sinfônica Sol Maior, que realiza concertos em países como Espanha, Portugal, Inglaterra e França. O Instituto e a Orquestra são coordenados pelo Grupo LAC, do empresário Luiz Alberto Carneiro, outro apreciador do trabalho de Joelson Santos

Redação: Fátima Pires




Algumas citações na mídia:
News Rondônia
Folha do Interior
Correio de Notícia
Rondo Notícias
Portal Cacoal
Amazônia Hoje
Portal Rondônia
Passos Mg Online