Mais rápido a pesquisar e publicar livro de Literatura

O escritor Marcelo Gularte, do Rio de Janeiro (RJ), conquista três recordes com o livro ‘A lenda do funk carioca’. Ele produziu e finalizou a obra em nove meses

25/11/2014
3149 Acessos
Imprimir
Mais rápido a pesquisar e publicar livro de Literatura
Em apenas nove meses, Marcelo Gularte escreveu o livro ‘A lenda do funk carioca’ / Foto: Luiz Cordeiro dos Santos
Marcelo Gularte, de 42 anos, entra para o RankBrasil pela quarta vez em 2014, agora com o título Mais rápido a pesquisar e publicar livro de Literatura. O autor conseguiu produzir e finalizar uma obra de 1.177 laudas em impressionantes nove meses, obtendo também a marca de Maior romance em número de páginas do país.

‘A lenda do funk carioca’ é um retrato do gênero musical que traz o contexto de uma época. Conversando com frequentadores dos bailes e músicos, o escritor conseguiu passar para o papel a história de mais de 500 personagens.

Conforme Marcelo, terminar o livro em tão pouco tempo significou uma violência com o próprio corpo. “Não indico a ninguém escrever durante 15 a 20 horas por dia. É loucura. Foi um período difícil, as pessoas precisaram ter muita paciência comigo. Mal dormia e comia na frente do computador, mas era tanta história que não consegui parar de escrever”, explica.

O autor não utilizou gravador e fazia o trabalho de campo de sua pesquisa conversando. “O primeiro desafio foi desenvolver um trabalho direcionado à massa funkeira, considerada público não leitor. Decidi trazer o funkeiro como protagonista e narrador de sua própria história, valorizando personagens míticos e estruturando a escrita da maneira mais coloquial possível. O segundo fator era destrinchar esse período, sabendo que nenhum livro elucidava os festivais para me basear. O Dj Marcelo Negão do Apafunk representou meu fio de Ariadne”.

A partir desse primeiro contato, o escritor procurou outras pessoas para desvendar detalhes sobre o assunto e realizava reuniões com o público do funk. Desta forma, conseguiu criar o Livro com a maior cronologia sobre o funk, outro recorde homologado pelo RankBrasil, contemplando os anos entre 1970 e 2014.

Assim, ‘A lenda do funk carioca’ conquistou três marcas brasileiras antes mesmo de ser lançado por uma editora. De acordo com o carioca, os títulos são uma surpresa e alegria imensa. “Não fiz o livro com a intenção de registrar estes recordes. Nem imaginava que teria essa dimensão, mas agora, caso alguém queira tentar me superar só posso dizer: quem ganha é a Literatura.
Fazer uma obra com esse tamanho e conteúdo não é fácil”, afirma.

Quatro vezes recordista, Marcelo entrou pela primeira vez para o RankBrasil em março deste ano pela Maior narração literária com ditos populares, quando ficou conhecido como o rei dos ditados populares.


Redação: RankBrasil