Primeira gramática da língua portuguesa completa em versos

Aos 73 anos, Pedro de Deus entra para o RankBrasil com inovação que une regras gramaticais e poesia

17/11/2014
6749 Acessos
Imprimir
Primeira gramática da língua portuguesa completa em versos
O escritor Pedro de Deus publicou um livro que une regras gramaticais e poesia / Foto: Arquivo recordista
O escritor Pedro de Deus, de 73 anos, entra para o RankBrasil em 2014 com a Primeira gramática da língua portuguesa completa em versos. Publicado em 2005 pela Polys Editora, o livro ‘Gramática Versificada - Gramática da Língua Portuguesa em versos’ é pioneiro em utilizar poesia como instrumento didático na abordagem deste tema.

Nascido em Correntes (PE), o autor vive atualmente em Barreiras (BA), cidade onde começou um projeto com visitas às escolas. ‘O périplo cultural’ como ele chama, já percorreu cinco estados brasileiros: Bahia, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo.

Durante estas palestras, Pedro percebeu que a poesia ainda é pouco difundida entre os alunos e pior, apenas alguns estudantes efetivamente conhecem regras gramaticais. Sentindo essas dificuldades, o poeta começou a escrever a Gramática Versificada em 1995. “É uma forma de combinar o ensino da língua portuguesa com os versos. Usando a poesia é muito mais fácil aprender,” explica.

Foram três anos escrevendo o livro. Primeiro o autor pesquisava regras gramaticais e depois criava versos lúdicos para exemplificar o texto. O tópico preferido do recordista é a Crase.
De acordo com Pedro, a conquista do título é um grande incentivo. “Este trabalho que o RankBrasil faz é muito importante para a disseminação da cultura no país. Vocês não tem noção do quanto é maravilhoso ter este reconhecimento. Considero hoje o dia mais feliz da minha vida”, completa.

O escritor já publicou outros dois livros: ‘Poesia. Da Antiguidade à Atualidade – A Poesia na História das Grandes Civilizações (técnicas)’ e Estrutura do Verso – A Poesia no Ensino da Língua Portuguesa. Além disso, deve lançar em breve uma publicação com 1.200 trovas românticas chamada ‘Amor em trovas e Máximas Modernas – Do Rei Salomão a Michel Eyquem de Montaigne’, e ainda ‘A falta que mudou a história – Copa do Mundo de Futebol Brasil 2014’.

O poeta educador que dedica a vida para ensinar conta o segredo de seu trabalho. “Procuro não só passar a matéria, mas educar. Também é preciso dar lições de solidariedade e amor ao próximo”.

Redação: RankBrasil

Algumas citações na mídia:
Jornal do Sudoeste
Aconteceu
Folha de Sabará