Primeiro escritor de aldravias humorísticas

Recorde pertence a José Carlos Panazzolo, um dos autores de ‘O livro II das Aldravias’, lançado em 2013

31/08/2016
15243 Acessos
Imprimir
Primeiro escritor de aldravias humorísticas
O escritor José Carlos Panazzolo conquista recorde junto ao RankBrasil com aldravias humorísticas / Foto: Arquivo Recordista
O cirurgião dentista de Ribeirão Preto (SP), José Carlos Panazzolo entra para o RankBrasil em 2016 pelo recorde de Primeiro escritor de aldravias humorísticas. Ele é um dos autores de ‘O livro II das Aldravias’, lançado em 2013 com a organização de Andreia Donadon Leal, uma das criadoras do estilo literário.

A aldravia surgiu no ano de 2010, em Mariana (MG) e se trata de uma composição poética de seis palavras com sentido completo. “Por isto existe um grande grau de dificuldade para sua elaboração”, destaca o recordista. Segundo Panazzolo, as aldravias humorísticas têm cunho jocoso, hilário, visando o lado cômico.

A ideia de escrever este estilo se deu pelo fato do paulista também ser trovador. “Sempre gostei das trovas humorísticas e já fui agraciado com vários prêmios nesta categoria. Inspirando-me nisto resolvi criar as aldravias humorísticas”.

Para ele é um campo muito desafiador. “Fazendo novamente um paralelo é dado um tema e você tem que elaborar trovas dentro do contexto. Nas aldravipeias (que são 20 aldravias) acontece da mesma forma: toda a composição deve ser criada a partir de uma temática”, comenta.

A inspiração de Panazzolo vem de fatos do cotidiano. Ele caminha diariamente pelas ruas de sua cidade, normalmente em lugares com movimento de pessoas, como por exemplo, no centro. “Isto é um prato cheio para novas aldravias humorísticas”.

O paulista diz que está bastante orgulhoso pela conquista do título brasileiro e comenta que possui outros recordes para futuras certificações junto ao RankBrasil. “Entre as marcas, também sou o primeiro escritor a lançar livro de aldravipeias”, destaca.

Outros livros
Panazzolo possui trabalhos em prosa, poesia, trovas e acrósticos. Já publicou os livros ‘Quadrantes&Trovas&Trolhas’, ‘Em Cantos–Em Contos’, ‘A, Be, Ce, Dentes Narrativas também Engraçadas’, ‘A, Be, Ce, Dentes Novos textos Elencados’, ‘A, Be, Ce, Dentes’ (neste a trilogia é encerrada) e ‘Aldravipeias humorísticas’. Ainda participou da obra ‘Primeira Antologia da Ordem dos Velhos Jornalistas’, da coletânea ‘Nossa Poesia’ e outras.

Aos 70 anos de idade, além de escritor e cirurgião dentista tem formação como professor secundário e registro de jornalista profissional, sendo o co-fundador do jornal da Associação Odontológica de Ribeirão Preto (Jornal AORP). Entre os cargos que exerce é membro titular da Academia de Letras e Arte de Ribeirão Preto (ALARP), membro vitalício da Sociedade Mineira dos Poetas Vivos e Afins, membro titular da Academia Brasileira de Trova e da Academia de Odontologia do Estado do Rio de Janeiro.

Algumas citações na mídia:
News Rondônia