Maior tempo de pizza acrobática

Recorde pertence ao pizzaiolo Peterson Secco Oliveira, que realizou malabarismo com a massa durante quatro minutos e 27 segundos

12/07/2016
3575 Acessos
Imprimir
Maior tempo de pizza acrobática
O representante do RankBrasil, Luciano Cadari entrega o troféu de recordista a Peterson Secco Oliveira / Foto: RankBrasil
O pizzaiolo de Canela (RS), Peterson Secco Oliveira entra novamente para o RankBrasil, desta vez pelo Maior tempo de pizza acrobática. O desafio aconteceu em 12 de julho de 2016, com a presença do fiscal Luciano Cadari.

Para obter a marca, ele realizou malabarismo com a massa durante quatro minutos e 27 segundos, iniciando com aproximadamente 10 cm de diâmetro e finalizando o processo com 40 cm. “A acrobacia serve para dar elasticidade à massa. Devido à gravidade, a tendência é se estender na descida”, destaca Peterson.

De acordo com o recordista, como não havia registro no país com esta modalidade, teve a ideia de abrir uma nova categoria de recorde e ser pioneiro. “É uma prática muito usada em pizzas clássicas (na Itália), mais não é comum no Brasil”.

Ele explica que a pizza acrobática é artística, não sendo destinada para o consumo. “Tem eventos onde contratam o nosso serviço para fazer este malabarismo”, conta. Segundo o pizzaiolo, entre as dificuldades da arte estão dominar a receita, a temperatura adequada, a farinha e a técnica, além da necessidade de aprender novos movimentos.

Conforme Peterson é preciso fazer a massa em uma temperatura que não ultrapasse 23º C e a farinha deve ser originária de região fria. “A farinha forte de um trigo de extrema qualidade tem duas proteínas insolúveis em maior proporção – gliadina e glutenina – que formam a malha de glúten. Na receita colocamos sal a parte, o qual exerce papel importante reforçando a malha oriunda das proteínas, deixando a massa com mais elasticidade”, revela.

O pizzaiolo afirma que o novo recorde junto ao RankBrasil significa outro marco para a cidade de Canela (RS) e mais uma conquista profissional, incrementando o seu currículo.

Carreira
Peterson trabalha como pizzaiolo há 10 anos. “A profissão me escolheu e caí de pára-quedas dentro de uma pizzaria”, diz. Ele conta que precisava trabalhar e iniciou cedo como garçom. “Depois virei supervisor e quando comecei em outra pizzaria o dono me convidou para aprender o ofício”, completa.

Atualmente o recordista é proprietário da pizzaria The Petit Pizza na Pedra. Desde que iniciou na área, sempre que sobrava um tempo no trabalho ele treinava as acrobacias. “Fui pegando gosto, vendo vídeos e desenvolvendo a técnica cada vez mais”, finaliza.

O pizzaiolo também possui o recorde junto ao RankBrasil de Maior pizza do país, medindo 3,11 m de diâmetro e 156,11 kg.

Algumas citações na mídia:
Colíder News
Jornal Correio de Notícias