Brasileiro PcD com maior número de títulos acadêmicos

Com 10 diplomas, recorde pertence ao baiano Gilberto Romano, que possui deficiências físicas múltiplas

25/10/2019
2451 Acessos
Imprimir
Brasileiro PcD com maior número de títulos acadêmicos
As limitações do recordista não o impediram de estudar e atuar em carreiras profissionais diversas / Foto: Arquivo recordista
Com 10 diplomas, recorde pertence ao baiano Gilberto Romano, que possui deficiências físicas múltiplas

O baiano de Salvador, Gilberto Romano entra para o RankBrasil em 2019 por ser o Brasileiro PcD com maior número de títulos acadêmicos, totalizando 10 diplomas. Gilberto possui deficiências físicas múltiplas, daí o termo PcD, que significa Pessoa com Deficiência.

Primeiramente o recordista tinha um desvio na coluna e em seguida, decorrente de um acidente automobilístico a trabalho, passou a ter deficiências múltiplas. Hoje Gilberto possui problemas ortopédicos na coluna, clavícula, braços, paralisia facial, surdez parcial do lado esquerdo, não tem paladar no lado esquerdo, dentre outras limitações motoras.

Limitações que não o impediram de estudar e atuar em carreiras profissionais diversas. Para começar, ele obteve o certificado de técnico em Radialismo. A nível superior cursou Direito, Gestão em Saúde, Logística, Comércio Exterior, Marketing, Gestão em Agronegócios e Administração de Empresas. Fez ainda uma especialização em Direito Civil e Processo Civil e concluiu doutorado em Direito Internacional.

Atualmente aos 40 anos de idade, é professor, advogado e apresentador de televisão. De acordo com ele, todos estes cursos são resultado do gosto por estudar e querer sempre aprimorar os conhecimentos. “É uma realização pessoal e profissional”, destaca. Segundo Gilberto, a principal dificuldade em realizar tantos cursos é saber administrar o tempo.

O professor afirma que a conquista do recorde junto ao RankBrasil é um reconhecimento que deve servir de espelho para muitos brasileiros. “Quando temos metas precisamos ser fortes e dedicados para alcançá-las. Força de vontade e de vencer ajuda muito”, acredita.

Pelo título brasileiro, ele agradece primeiramente a Deus e a seus pais por sua base escolar. “Também gostaria de agradecer a todos aqueles que acreditaram em cada curso que eu fiz e aos professores dedicados em estimular o meu aprendizado contínuo”, finaliza.


Recorde Superado:
TítuloCursoInstituiçãoAno
RadialismoCurso Técnico Senac 2014
DireitoGraduaçãoUcsal2004
Gestão em SaúdeGraduaçãoGrupo Visão Educacional2019
LogísticaGraduaçãoEstacio2017
Comércio Exterior GraduaçãoEstácio2014
MarketingGraduaçãoEstácio2015
Gestão em AgronegóciosGraduação Grupo Visão Educacional2019
Administração de Empresas GraduaçãoFaculdade Ruy Barbosa2000
Direito Civil e Processo CivilEspecializaçãoEstácio2007
Direito InternacionalDoutoradoAWU2008