Maior mesa em madeira de demolição

Medindo 10 m de comprimento por 1,5 m de largura e com capacidade para 34 lugares, recorde pertence à empresa MadeiraDeDemolicao.com

19/03/2019
2447 Acessos
Imprimir
Maior mesa em madeira de demolição
Empresa MadeiradeDemolicao.com entra para o RankBrasil com uma mesa medindo 10 m de comprimento por 1,5 m de largura e capacidade para 34 lugares / Foto: Arquivo MadeiradeDemolicao.com
A MadeiradeDemolicao.com empresa, que é sediada em São Paulo (SP), entra para o RankBrasil em 2019 pelo recorde de Maior mesa em madeira de demolição. Medindo 10 m de comprimento por 1,5 m de largura, a peça pesa mais de uma tonelada e tem capacidade para 34 lugares.

De acordo com os sócios fundadores da empresa, Vinicius e Dorival, a matéria-prima utilizada pela empresa – como tábuas de peroba-rosa, dormentes de trem e cruzetas utilizadas em antigos postes de energia elétrica - é composta de exemplares de madeiras-de-lei, que são retirados de antigas edificações, especialmente em áreas de zona rural, e posteriormente reaproveitados na produção de móveis rústicos, após todo um processo de beneficiamento da madeira. Desta forma, todo o processo de extração, beneficiamento e reaproveitamento da madeira, constitui um resultado genuíno e ecologicamente correto.

A produção da mesa levou três semanas, envolvendo uma equipe com três marceneiros, contando também com a ajuda de outras quinze pessoas, envolvidas com o acabamento e movimentação da peça.

“A ideia surgiu como desafio, para mostrar o quanto é possível produzir peças que vão além do imaginário em madeira de lei, sem derrubar nenhuma árvore”, destaca Vinicius. Dorival comenta que durante o processo de seleção da matéria-prima em um galpão foram encontradas diversas madeiras nobres e com características raras, como vigas de pinho-de-riga medindo aproximadamente 13 metros.

Entre as principais dificuldades no processo de fabricação, os sócios fundadores da MadeiradeDemolicao.com enumeram o manuseio da matéria-prima, o peso, o transporte, o processo de tratamento da peça e a dificuldade para encontrar o pinho de riga ideal que atendesse o projeto. “Além disto, foi estudada uma maneira que resolvesse a questão da sustentação da mesa utilizando apenas dois pontos, para deixá-la visualmente mais bonita”, diz Dorival.

Os sócios fundadores concordam que o título junto ao RankBrasil é uma maneira de reconhecer o trabalho de qualidade e excelência oferecido pela empresa. “Esse recorde mostra nossa paixão em pegar a matéria bruta e transformar em um produto que além de bonito vai compor o ambiente de uma casa, podendo influenciar positivamente na vida de uma pessoa e sua família”, destaca Vinicius.

Os interessados na peça recordista devem entrar em contato com a MadeiradeDemolicao.com. Vinicius e Dorival adiantam que a empresa vai produzir apenas esta mesa com tais medidas, considerando a raridade das
vigas com o tipo e medidas necessárias para a confecção deste trabalho.

Madeira de Demolição
A empresa foi fundada em 2009, quando os sócios uniram um mercado que já dominavam com a necessidade do momento. Neste cenário, começaram a comprar casas e outras construções antigas feitas em madeira para comercialização da matéria-prima e a fabricação de fachadas.

Após essa fase, comprometidos com a sustentabilidade e buscando aprimorar o negócio, eles investiram em um espaço para armazenar, selecionar e beneficiar a matéria-prima, juntamente com a comunicação dos produtos e serviços na internet, posicionando a empresa como referência em madeira de demolição no mercado.

Conforme Dorival, além de pioneira no ramo, a MadeiradeDemolicao.com é referência em móveis de madeira nobre: “Estamos em constante crescimento e expansão, buscando novos mercados e ampliando nossa rede”. Vinicius lembra que a empresa exerce sua responsabilidade social. “Todas as madeiras são extraídas de forma ecologicamente correta, não trazendo impactos nocivos à natureza.