Maior churrasco de peixe

Recorde pertence à Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia (Acripar), em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (Acia)

05/05/2019
8227 Acessos
Imprimir
Maior churrasco de peixe
Ao todo 3.304 bandas de tambaqui (aberto e sem espinhos) foram assadas, num total de 2.233,6 quilos / Foto: RankBrasil
A Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia (Acripar), em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (Acia) entra para o RankBrasil em 2019 pelo recorde de Maior churrasco de peixe. Ao todo 3.304 bandas de tambaqui (aberto e sem espinhos) foram assadas, num total de 2.233,6 quilos.

O evento aconteceu em 5 de maio, durante Exposição da Piscicultura, Agroindústria e Agronegócio do Vale do Jamari (Expovale), realizada em Ariquemes (RO). O representante do RankBrasil, Luciano Cadari acompanhou todo o processo e fez o registro oficial do recorde com entrega do troféu.

Cadari destaca que se trata de um recorde com fins filantrópicos, sem envolvimento político. “Foi bonito ver os voluntários doando seu tempo para preparar o churrasco, com o intuito de fazer o bem para outras pessoas”, diz. Ele comenta que o tambaqui é um peixe muito saboroso e que o título brasileiro enfatiza e divulga a piscicultura local.

De acordo com o presidente da Acripar e da Acia, Francisco Hidalgo Farina, foi um desafio assar tantos peixes com qualidade para a população, pois demanda uma equipe grande de voluntários. Ele comenta que aproximadamente 50 pessoas trabalharam na realização do churrasco, sendo integrantes de associações e clubes de serviço, entidades que revertem os recursos arrecadados para ações beneficentes.

O presidente afirma que todas as expectativas foram atingidas. “Criamos um ambiente propício para a diversão das milhares de famílias que passaram pela Expovale”, diz. Francisco conta que o evento também promoveu os negócios locais, além de colocar em evidência o potencial da piscicultura de Rondônia, que produz mais de 90 mil toneladas de peixe nativo e de cultivo. “O churrasco de tambaqui evidenciou tudo isso”, enfatiza.

Todas as bandas de tambaqui foram vendidas, inclusive a procura foi maior que a oferta. “Isso mostra que temos condições de quebrar nosso próprio recorde”, comenta. Segundo o presidente, o título junto ao RankBrasil é a evidência que Ariquemes é o maior polo produtor de peixe de cultivo do país. “A região do Vale do Jamari, sendo Ariquemes a sua principal cidade, tem o maior polo de cultivo de peixes nativos”.

Francisco diz ainda que o tambaqui é um peixe nativo de excelente sabor e de fácil preparo, tanto que pode ser feito na churrasqueira, na frigideira ou ensopado. Além de oferecer aos participantes da Expovale um prato típico regional, o churrasco teve cunho social: toda a renda adquirida com a venda das bandas assadas será revertida em tratamento oftalmológico para crianças carentes, através de um projeto do Lions Clube da cidade.
Luciano Cadari entrega o troféu do RankBrasil para o presidente a Acripar e da Acia, Francisco Hidalgo Farina/ Foto: RankBrasil


Expovale
A terceira edição do evento aconteceu de 2 a 5 de maio, no Parque do Tambaqui de Ariquemes. As principais atrações de 2019 foram o churrasco de tambaqui, circuito do Agronegócio, festival de música autoral, exposição de máquinas, implementos e serviços, apresentações culturais e feirão de carros novos e usados. Conforme o presidente da Acripar e da Acia, este ano pelo menos 40 mil pessoas passaram pela Expovale, fomentando a economia local.