Maior apreensão de entorpecente por um cão

Athom, pastor belga do canil da Guarda Municipal de Jundiaí, em São Paulo, encontrou mais de nove toneladas de maconha

24/11/2010
5247 Acessos
Imprimir
Maior apreensão de entorpecente por um cão
Foto: Arquivo Guarda Municipal de Jundiaí
O cão K-9 Athom é o novo recordista do RankBrasil. No dia 02 de maio de 2009, o pastor belga Malinois, do canil da Guarda Municipal (GM) de Jundiaí – SP foi o responsável por encontrar mais de nove toneladas de droga. Ao todo foram 9.011.010 quilos de maconha, escondidos em um caminhão que falsamente transportava madeiras.

O veículo estava abandonado na estrada Romildo Prado, em Itatiba – SP. A Polícia Rodoviária solicitou a ajuda do canil da GM de Jundiaí, por suspeitar da possibilidade de encontrar drogas no local. Integrantes da Corporação, entre eles os GMs Durval Fernandes Araújo e Danilo Antonio Correa Pinto, dirigiram-se ao local, conduzindo o cão Athom. Colocado em cima do caminhão e farejando minuciosamente, o recordista encontrou as toneladas de entorpecente.

O adestrador Daniel da Silva está contabilizando a quantidade exata de entorpecentes (maconha, cocaína e crack) já encontrados pelo cão farejador. Athom faz parte da segunda geração de cães farejadores da GM de Jundiaí.
Ao todo, o canil da GM tem à disposição seis cães farejadores de aparelhos celulares, drogas e armas, todos da mesma raça.

O adestrador Daniel explica como os cães conseguem farejar as drogas e afirma que nenhum entorpecente é consumido pelos animais durante o adestramento: “Nós, humanos, temos de cinco milhões a sete milhões de células olfativas. Um animal tem mais de 200 milhões de células. Sentem tudo através do olfato. E a recompensa, para eles, é sempre um brinquedo”.

Athom
Realmente um campeão! Assim é Athom, pastor belga Malinois, um dos mais eficientes e rápidos cães farejadores de toda a região. Filho de Iris, uma pastora belga malinois, Athom faz parte da segunda geração de cães farejadores da GM de Jundiaí. Ele também é pai de Sadan, com um ano e seis meses. Athom é o responsável pela continuidade das gerações de grandes campeões, um animal completo, pronto para a função de farejador e também no patrulhamento.

Adestrado pelos Guardas Municipais (GMs) Daniel e Marçal Bonança, o animal tem como condutores os GMs Roseli de Fatima Viana e Sérgio Meneses da Silva. Segundo a assessora de imprensa da GM, Silvia Helena Ferraz Santos, Athom é um orgulho para a Guarda Municipal de Jundiaí, que reafirma o seu compromisso em promover o bem-estar à comunidade, sempre muito séria, pontual e dinâmica na prestação de serviços, visando coibir a criminalidade e os atos de violência.

“A capacitação e atualização de seus integrantes fazem com que a Corporação ganhe o reconhecimento e o respeito dos mais variados segmentos da sociedade, uma das instituições mais tradicionais no Estado de São Paulo e que no dia 24 de novembro de 2010 completa 61 anos de existência”, diz Silvia. De acordo com a assessora, a GM, muito homenageada, ganha um presente maior: a consagração do cão Athom, coroando com êxito o empenho de profissionais valiosos.

Redação: Fátima Pires