Maior baía do Brasil

Composta por 56 ilhas, Baía de Todos os Santos tem 1052 km² de extensão e uma profundidade aproximada de 42 metros

04/03/2013
17331 Acessos
Imprimir
Maior baía do Brasil
Vista da Baía de Todos os Santos, em Salvador - Imagem: Vaner Casaes - Agecom
A Maior baía do país, que em 2013 entra para o RankBrasil, é a Baía de Todos os Santos, localizada no Estado da Bahia.

Com 1233 km² de extensão e uma profundidade máxima de 42 metros, a região se tornou uma área de proteção ambiental em 1999.

O local foi avistado em 1º de novembro de 1501, na expedição comandada pelo navegante português Gaspar Lemos, a mando de Pedro Álvares Cabral, com a presença do cartógrafo italiano Américo Vespúcio, que registrou todos os acidentes geográficos.

Com a missão de reconhecimento do litoral tupiniquim, Vespúcio vislumbrou uma grande baía, a qual nomeou como Baía de Todos os Santos, em alusão à data especial: Dia de Todos os Santos para a Igreja Católica.

A baía recordista é composta por 56 ilhas com manguezais, recifes de corais, praias paradisíacas com águas calmas e cristalinas, e diversas espécies de animais e plantas. A principal ilha é de Itaparica, com 239 km² e 40 km somente de litoral.

Além da riqueza na formação de ecossistemas e biodiversidade, com uma mata atlântica remanescente, a região também apresenta diversidade cultural e histórica. A arquitetura abrange igrejas, fortaleza, edifícios coloniais e de fazendas.

Municípios
A Baía de Todos os Santos tem área equivalente a aproximadamente a cidade do Rio de Janeiro, a segunda maior metrópole do Brasil. Abrange os municípios de Cachoeira, Candeias, Itaparica, Jaguaripe, Madre de Deus, Maragogipe, Salinas da Margarida, Salvador, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Saubara, Simões Filho e Vera Cruz.

Porto de exportação
Durante o século XVI, a Baía de Todos os Santos abrigou o maior e mais importante porto de exportação do Hemisfério Sul. Nele escoava toda a prata produzida na Bolívia, o açúcar brasileiro, além de receber os escravos vindos da África.

Primeira capital do Brasil
A posição estratégica da baía, o que se tornou referência aos navegadores, foi decisiva para a construção de Salvador, município oficialmente fundado em 1549, com o nome Cidade do São Salvador da Baía de Todos os Santos, além de sua escolha como Primeira capital do Brasil.

Maior do mundo
Baía é uma entrada de água rodeada por terra, com exceção de um dos lados, ou seja, a abertura. Trata-se de um acidente geográfico com a forma de uma concavidade sobre a linha costeira, que se cria a partir do movimento das ondas do mar. A maior do mundo é a Baía de Bengala, que fica no Oceano Índico e tem uma área de 2.172.000 km².


Fontes: R7 Notícias, Wikipédia e Info Escola
Redação: Fátima Pires