Avenida mais larga do país

Com 250 metros de largura, via pública recordista vai da Praça Municipal à Praça dos Três Poderes, na cidade de Brasília – DF

13/02/2013
11379 Acessos
Imprimir
Avenida mais larga do país
Avenida recordista tem 250 m de largura e 2,4 mil m de comprimento - Imagem: divulgação
A avenida mais larga do país, que agora entra para o RankBrasil, é o Eixo Monumental, com doze pistas – seis em cada direção – e 250 metros de largura.

Projetada pelo urbanista Lúcio Costa e aberta em 1960, em Brasília – DF, a via pública tem 2,4 mil metros de comprimento, estendendo-se desde a Praça Municipal à Praça dos Três Poderes.

Também chamada de ‘Eixão monumental’, ao longo da avenida estão diversos monumentos, entre eles, a Praça dos Três Poderes e a Esplanada dos Ministérios, o Palácio do Buriti (sede do governo local), o Memorial JK e a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida.

O Eixo Monumental ainda é conhecido popularmente como ‘corpo do avião’, no desenho do Plano Piloto de Brasília. Cada sentido recebe um nome de via específico, sendo que o lado norte (sentido leste-oeste) é denominado N-1 e o lado sul (sentido oeste-leste), S-1.



Mais larga do mundo
Em 1994, o Eixo Monumental foi reconhecido pelo Guinness World Records como a Avenida mais larga do mundo. Existe controvérsia sobre o título mundial, quando comparado com a avenida 9 de Julio, localizada na cidade de Buenos Aires.

A via da Argentina possui 18 faixas de rolamento e em alguns pontos este número chega a 22. Embora a avenida tenha apenas 140 metros de largura, alguns críticos dizem que a largura recorde do Eixo Monumental se deve ao enorme canteiro ajardinado entre suas faixas.


Fontes: Wikipédia, Folha UOL e Portal Terra
Redação: Fátima Pires