Primeiro brasileiro campeão mundial de judô

Judoca gaúcho fez história no esporte ao vencer o torneio de 2005, realizado na cidade do Cairo, no Egito

05/02/2014
6707 Acessos
Imprimir
Primeiro brasileiro campeão mundial de judô
Recordista foi campeão no torneio realizado em 2005 - Foto: Fernanda Davoglio - Sogipa
João Derly de Oliveira Nunes Júnior, conhecido apenas como João Derly, foi o Primeiro brasileiro campeão mundial de judô.

O gaúcho, que agora está no RankBrasil, sagrou-se campeão do torneio de 2005, que foi realizado na cidade do Cairo, no Egito, entre os dias 08 e 11 de setembro de 2005.

Derrotando na final um dos favoritos, o japonês Masato Uchishiba – que era campeão olímpico – o brasileiro conquistou a medalha de ouro na categoria meio leve (até 66 quilos). Além do título inédito, ele foi eleito o melhor atleta da competição.

Dois anos depois, Derly repetiu o feito e se tornou bicampeão no meio leve, ao vencer o judoca cubano Yordanis Arencibia. O Campeonato Mundial de Judô de 2007 aconteceu entre os dias 13 e 16 de setembro, na cidade do Rio de Janeiro. Até janeiro de 2014, ele é o único bicampeão mundial.

Carreira
Derly nasceu em Porto Alegre – RS, em 02 de junho de 1981. Aos sete anos ingressou na Sociedade de Ginástica Porto Alegre (Sogipa), um dos principais clubes de judô do Rio Grande do Sul. Aos 15, foi campeão brasileiro adulto.

No ano de 2000, ganhou o torneio mundial júnior e muitos outros títulos vieram no decorrer de sua carreira. Em 2009, Derly rompeu os ligamentos cruzados e o menisco no joelho esquerdo, só voltando a lutar em 2011. Ao se machucar novamente, decidiu encerrar a carreira.

Títulos
Entre os títulos conquistados estão 11 vezes o Campeonato Estadual de Judô, tricampeonato Brasileiro Adulto e bicampeonato Sul-Americano Adulto. Ele também foi campeão Mundial Júnior, campeão Pan-Americano Sênior e ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Por suas conquistas, em 2006, ocupou o primeiro lugar no ranking mundial de judô.

Na política
Após abandonar os tatames, o recordista ingressou na política. Derly disputou em 2012 a eleição para vereador de Porto Alegre, pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Com 14.038 votos, ele foi o segundo vereador mais votado no pleito da capital do Rio Grande do Sul.

Primeiro campeão do mundo
O Campeonato Mundial de Judô é a mais importante competição de judô, depois dos Jogos Olímpicos. Organizado pela Federação Internacional de Judô, o torneio masculino teve início em 1956, em Tóquio, no Japão. O japonês Shokichi Natsui foi o primeiro campeão mundial. Como não existiam divisões de categorias por pesos até 1965, ele foi o único a vencer a primeira edição da competição.


Fontes: Jornal Nacional, SporTV, Portal Terra e Wikipédia
Redação: Fátima Pires