Primeira pousada a utilizar barril de vinho para hospedagem

A São Lourenço - Pousada e Cerimonial conquistou o recorde nacional com acomodações exóticas

01/09/2014
9789 Acessos
Imprimir
Primeira pousada a utilizar barril de vinho para hospedagem
Os barris restaurados pela Indústria de Pipas Serval foram utilizados até 2008 para o armazenamento de 31 mil litros de vinho / Foto: Arquivo recordista
A Pousada São Lourenço, como é conhecida, localizada na cidade de Santa Teresa (ES), entra para o RankBrasil em 2014 como a Primeira a utilizar barril de vinho para hospedagem no país. Os dormitórios possuem o conforto de um quarto convencional e também contam com banheiro acoplado.

Ao todo foram cinco meses de preparação para inaugurar as acomodações inusitadas. Até agora, a hospedaria conta com três ‘barris-suíte’, como são chamadas no local, mas o proprietário pretende instalar novas unidades.

De acordo com Mendonça, dono da pousada, a ideia de construir os dormitórios surgiu por acaso. “Estava em uma vinícola vizinha aqui da região quando percebi que eles haviam utilizado um barril como espaço de atendimento e por que não utilizá-lo como aposento em substituição aos tradicionais feitos de alvenaria?”

Os primeiros hóspedes tiveram a oportunidade de inaugurar os dormitórios no dia 24 de agosto, mas o empresário pretende realizar um coquetel no mês de outubro para matar a curiosidade da população e atrair novos visitantes.

Os barris em madeira de lei possuem capacidade de 31 mil litros e pertenciam a Vinícola Bianco, do Distrito de Fazenda Souza, em Caxias do Sul (RS). Fabricados na década de 70 pela Tanoaria de Anídio Bianco, utilizados para armazenamento de vinho até 2008.

Após desativados, foram adquiridos e restaurados pelos irmãos Sérgio e Ari Adami, sócios-proprietários da Indústria de Pipas Serval Ltda, que os prepararam exclusivamente para a pousada.

Segundo Mendonça, o reaproveitamento da madeira é uma preocupação da empresa: “A queima desses materiais iria gerar carvão e acabar voltando contra a natureza. Além de ter o diferencial e se tornar uma curiosidade para as pessoas, aproveitar esses resíduos também faz bem para o meio ambiente. Nosso município é rodeado por mata e a preservação é um cuidado constante para nós”.



Pousada
Construída em 2012, a Pousada São Lourenço faz parte do Circuito Caravaggio oferecendo descanso e interação dos hóspedes junto à natureza. Além das suítes, o local conta com salão para eventos, adega, quadra poliesportiva, lago para pesca esportiva, trilhas, observação de pássaros, parquinho, campo de minigolfe e Wi-Fi.

O proprietário reforça o convite para que as pessoas visitem o empreendimento. “É uma suíte exótica onde você vai dormir dentro de um barril de vinho, sendo a primeira do país e certificada pelo RankBrasil”. Para mais informações sobre a hospedagem, acesse o site: pousadasaolourenco-es.com.br.

Redação: RankBrasil

Algumas citações na mídia:

G1
News Rondônia
Es Hoje
SiteBarra
Santa Notícia
ES News
TV Globo