Maior renda do Brasil

Após sete anos e oito meses de dedicação, rendeiras concluem peça gigante

13/09/2013
6936 Acessos
Imprimir
Maior renda do Brasil
Foto: Acervo RankBrasil
A maior renda do país foi produzida em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, no Ceará. 40 mulheres trabalharam durante sete anos e oito meses na peça que mede 1,13 Km de extensão. As recordistas, com idades entre 20 e 65 anos, produziram o exemplar em bilros que é feito com linha e espinhos de mandacaru sobre uma almofada de palha de bananeira. Elas rendavam nas horas vagas para concluir o desafio que assumiram em janeiro de 2006.

A ideia de entrar para o livro dos recordes foi do coordenador do Complexo Artesanal de Aquiraz, Antônio Moreira Menezes, com o propósito de divulgar o artesanato local e valorizar o trabalho das rendeiras.

De acordo com Rosimeire de Jesus Pacheco, que confecciona renda há 32 anos, uma das preocupações do grupo é manter vivo os costumes do local. “Eu aprendi fazer renda com a minha mãe e ela com minha avó. É tradição, mas hoje em dia é difícil o jovem querer aprender. Por isso, nós incentivamos. Estamos ensinando uma menina de onze anos no centro”.

Foi com muita paciência, carinho e dedicação que as cearenses utilizaram seu tempo livre para concluir este projeto. A almofada de rendar nunca ficava sozinha e as artesãs revezavam-se na produção da arte. Foi com muita felicidade que elas receberam o título das mãos do fiscal do RankBrasil, Luciano Cadari.

Para Rosimeire, o recorde é uma conquista de todas as rendeiras. “É um orgulho muito grande para a gente, quantos anos passando e nós trabalhando na renda. Cheguei pensar que não conseguiríamos. Cada uma fazia um pedaço, fomos revezando, agora que terminamos é uma alegria para todas”.

Artesanato e economia local
Antes mesmo de ser concluída, a peça quilométrica já era procurada por turistas que passavam pela região. O turismo começou modificar o município a partir da década de 1980 mas atualmente, a maioria da população ainda vive da pesca e do artesanato. Durante a alta temporada, o local recebe mais de 400 turistas por dia.

O grupo é formado por vizinhas e amigas que trabalham na produção de diversas peças. O complexo foi criado em 2001 e conta com 60 lojas. Além das rendas de bilro, filé e renascença; são vendidos também bordados em ponto cruz, redes de dormir e iguarias, como castanhas, cachaça e doces.

Cada profissional recebe ajuda de parentes ou colegas que tecem em suas casas e repassam para as rendeiras que possuem boxes. Isso acontece para produzir com maior rapidez. Já que o trabalho feito à mão exige muito tempo e dedicação durante a confecção. Um metro de bilro demora em média dois dias para ser produzido e custa apenas R$ 10. O tempo de produção para confeccionar um vestido, por exemplo, é de um mês e a peça vendida por R$ 80 em média.

Serviço
A renda gigante permanece exposta no Complexo Artesanal de Aquiraz, na Rodovia CE 040, no quilômetro 40, município de Aquiraz, há 20 minutos de Fortaleza. O horário de funcionamento da Casa das Rendeiras é das 7 às 17 horas.

CONHEÇA AS RECORDISTAS:
Adriele Ferreira da SilvaAntônia Lúcia Moreira Damasceno
Antônia MenesesAntônia Torres Martins
Brena Kesia Pires de FreitasCamila Lima da Silva
Célia Ferreira LimaCeliana Ferreira Lima
Damiciane Souza de OliveiraEdjane Freitas Câmara Lemos
Elandir Meneses da SilvaEliane da Costa
Eliane Moreira MenesesElieuda Moreira Meneses
Eridan Moreira MenesesEva Maria Moreira de Souza
Everlane Souza de AndradeFrancisca Queiroz de Oliveira
Kellyane de Andrade RebouçasLucieuda Freitas Abreu Oliveira
Maria das Graças Ferreira SoaresMaria Glauciane Meneses Freitas
Maria Ivonete Alves da SilvaMaria Mozarina Inácio da Cunha
Maria Zuila Marques RibeiroOsmarina Pires de Freitas
Paula Rodrigues da CostaRaimunda Nonata da Silva Chaves
Rosileide Oliveira da SilvaRosilene de Jesus Pacheco Mendes
Rozimeire de Jesus PachecoThaís Silva Rodrigues
Vânia Maria Lourenço da SilvaZilda Moreira Meneses
Zildamir Moreira MenesesZildenéa Moreira Meneses
Zilma Moreira MenesesZiulene Moreira Meneses de Abreu
Zoraide Pereira da SilvaZuila David de Souza

Redação: RankBrasil

Confira a galeria de imagens:


Algumas citações na mídia:
G1
Globo Tv
O Povo
News Rondônia
Governo do Estado do Ceará
O Nortão