Primeiro time a conquistar a edição feminina da Copa Libertadores

Vitória inédita aconteceu em outubro de 2009, quando a equipe brasileira goleou o time paraguaio por 9 a 0

01/03/2013
11785 Acessos
Imprimir
Primeiro time a conquistar a edição feminina da Copa Libertadores
Jogadoras do Santos comemorando a vitória - Imagem: divulgação
O Santos Futebol Clube entra para o RankBrasil em 2013 por ter sido o primeiro time do país e do mundo a conquistar a edição feminina da Copa Libertadores da América.

A taça foi erguida em 18 de outubro de 2009, depois que a equipe brasileira goleou a Universidad Autónoma, do Paraguai, pelo placar de 9 a 0.

O jogo decisivo da primeira edição do Campeonato aconteceu no estádio Vila Belmiro, em Santos – SP, com a presença de mais de 14 mil torcedores.

Com as estrelas Marta – a maior jogadora da história do futebol feminino – e Cristiane – maior artilheira da história das Olimpíadas – o Santos terminou a competição com uma campanha impecável e 100% de aproveitamento: a equipe ganhou todos os jogos, com o total de 43 gols marcados e apenas dois sofridos.



Equipe feminina do Santos
O time feminino de futebol do Santos teve início em 1997, quando a Federação Paulista de Futebol (FPF) organizou o primeiro campeonato estadual da modalidade. Na época, o clube ficou com o segundo lugar. A primeira taça veio em 2000, com o primeiro lugar nos Jogos Abertos do Interior.

Campeãs da Libertadores no feminino
ano equipe campeã placar vice-campeã
2009 Santos / Brasil 9 – 0 Universidad Autónoma/
Paraguai
2010 Santos / Brasil 1 – 0 Everton/ Chile
2011 São José / Brasil 1 – 0 Colo-Colo/ Chile
2012 Colo-Colo/ Chile 0 – 0
(pênaltis:
4 – 2)
Foz Cataratas/ Brasil
A equipe deslanchou em 2007, após conquistar os três principais títulos do ano: os Jogos Regionais do Interior, o Campeonato Paulista e a Liga Nacional (correspondente ao Brasileiro).

Em 2008, o time, que era subordinado ao departamento de Esportes do Clube, passou a ter um departamento exclusivo, com estrutura totalmente profissional.

No mesmo ano, as jogadoras do Santos – denominadas ‘Sereias da Vila’ – entraram na disputa pela Copa do Brasil, sendo campeãs invictas do torneio. Em 2009, o time venceu novamente a Copa do Brasil. No mesmo ano, a equipe viveu seu momento de glória com a conquista da Copa Libertadores da América, repetindo o feito em 2010.

Copa Libertadores
A Copa Libertadores da América de Futebol Feminino teve início em 2009. Com o mesmo formato do campeonato masculino, é realizado entre times associados à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), órgão ligado à Federação Internacional de Futebol (FIFA).


Fontes: Jornal Nacional, Santos Futebol Clube, UOL Esporte e Wikipédia
Redação: Fátima Pires