Primeiro campeão da história do UFC

Brasileiro venceu o UFC 1, realizado em Denver, Colorado, nos Estados Unidos, no dia 12 de novembro de 1993

25/02/2013
8740 Acessos
Imprimir
Primeiro campeão da história do UFC
Imagem: Susumu Nagao
Royce Gracie entra para o RankBrasil em 2013 por ter sido o Primeiro campeão da história do Ultimate Fighting Championship (UFC).

O brasileiro fez história no esporte ao vencer a primeira edição do torneio, realizado na arena esportiva de McNichols, em Denver, Colorado, nos Estados Unidos, no dia 12 de novembro de 1993.

Na luta final, que durou apenas um minuto e 44 segundos, Royce Gracie derrotou o holandês Gerard Gordeau com um mata-leão – técnica de constrição, onde a pressão exercida pelo braço ao redor do pescoço bloqueia a passagem de ar aos pulmões ou a passagem de sangue ao cérebro.

Na época, a competição tinha poucas regras e também não existia divisão de categorias: valia mais a resistência do que propriamente a técnica. O recordista entrou no octógono sem luvas e ganhou de todos os adversários só na base do jiu-jitsu. Nas quartas de final, ele bateu o norte-americano Art Jimmerson, e nas semifinais, derrotou o também norte-americano Ken Shamrock.

Por se tornar uma verdadeira lenda no esporte, em novembro de 2003, o brasileiro Royce Gracie foi o primeiro lutador da história a ser introduzido no Hall da Fama do UFC, juntamente com o colega veterano, Ken Shamrock.

Carreira
Royce Gracie nasceu em 12 de dezembro de 1966, no Rio de Janeiro. Faixa-preta de jiu-jitsu, teve uma carreira vitoriosa dentro do vale-tudo mundial: além de vencer o UFC 1, foi campeão também no UFC 2 e UFC 4. Após o UFC 5, abandonou o torneio, com a alegação de não concordar com as novas regras, que previam limite de tempo de 15 minutos e 30 nas finais, com decisão dos juízes.

Depois de deixar o UFC, Royce passou a competir em eventos de MMA no Japão. No Pride Grand Prix 2000, o brasileiro perdeu nas quartas de final, mas divide o recorde de partida mais longa da história do MMA com o japonês Kazushi Sakuraba: foram 90 minutos de luta. O recordista ainda fez sucesso no K-1, evento de MMA também realizado no Japão.

Aposentado do octógono, Royce atualmente viaja pelo mundo ministrando seminários para difundir as técnicas da família Gracie. Em sua carreira, ele ensinou sua arte a grandes nomes do cinema, como Chuck Norris, Jim Carrey e Nicholas Cage. O recordista também já foi requisitado para repassar seus conhecimentos para equipes da CIA, FBI, Serviço Secreto, Forças Especiais do Exército, entre outros órgãos.

UFC 1
Com premiação de US$ 50 mil, a primeira edição do UFC reuniu oito lutadores: seis norte-americanos, um holandês e um brasileiro. O torneio não possuía categorias de peso e as lutas eram feitas em formato de round único até o final. O evento foi transmitido ao vivo em pay-per-view (canal fechado) e mais tarde lançado em VHS.

Criação do UFC
A família Gracie difundiu o chamado Gracie Jiu-Jitsu pelo mundo, a arte marcial brasileira desenvolvida através do jiu-jitsu tradicional japonês. Isso aconteceu com combates denominados vale-tudo, onde o lutador podia usar qualquer tipo de luta corpo a corpo.

Essas competições aconteciam geralmente nas academias dos Gracie. Mais tarde, na década de 80, com a maior fama do vale-tudo pelo Brasil, alguns integrantes da família, entre eles, Royce e o irmão mais velho Rorion, resolveram migar para os Estados Unidos, ensinando o estilo de luta no exterior.

A princípio, os desafios eram realizados a portas fechadas. O primeiro desafiante foi Royce, que vencia seus oponentes de diversos tipos de arte marciais. Depois de um tempo ensinando jiu-jitsu nos EUA e provando sua eficácia em combates reais, Rorion decidiu procurar uma empresa de entretenimento para ajudá-lo a criar um evento nos moldes de um desafio Gracie, mas com maior organização.

Após se juntar à empresa SEG, Rorion criou o UFC, realizando a primeira edição em 1993. Desta forma, aliado a seu irmão, Royce foi um dos maiores divulgadores das Artes Marciais Mistas pelo mundo. Com a SEG em crise, desde 2001 o UFC é comandado pela Zuffa Entertainment, do empresário norte-americano Dana White.


Fontes: UOL Esporte, Wikipédia, Placar/ Abril e site oficial de Royce Gracie
Redação: Fátima Pires