Primeira brasileira campeã mundial de judô

Com ippon, jovem vence americana em luta rápida e recebe título inédito

03/09/2013
5144 Acessos
Imprimir
Primeira brasileira campeã mundial de judô
Imagem: UOL
Rafaela Silva de 21 anos fez história nesta quarta-feira e conquistou o primeiro ouro feminino da categoria. Durante o Campeonato Mundial de Judô, no Rio de Janeiro, a atleta derrotou Marti Malloy (EUA) pela categoria dos 57kg. Além de quebrar o tabu, mostrou que o triste episódio do ano passado com a eliminação por um golpe proibido ficou pra trás.

Desta vez, no Maracanãzinho lotado teve o apoio de familiares e uma torcida barulhenta. Aproveitando uma entrada da concorrente, ela encaixou o ippon no contra golpe. Foi necessário menos de um minuto para derrubar a adversária. Porém, ainda não era o momento de comemorar. O árbitro inicialmente marcou um wazari, e só corrigiu o erro depois de ouvir os avaliadores da mesa.

Só então o grito de vitória da carioca que estava engasgado há dois anos, ocasião que ficou com a prata em Paris, pôde se transformar em choro de alegria. Rafaela caiu de joelhos no tatame quando foi confirmado o título. Ovacionada pelos fãs, correu abraçar o coordenador técnico da seleção, Ney Wilson. No pódio, se emocionou novamente ao receber a medalha das mãos do bicampeão mundial João Derly (2005 e 2007). Marti Malloy dos Estados Unidos levou a prata, seguida por Vlora Bedeti da Eslováquia e Miryam Roper da Alemanha.

A judoca nascida na Cidade de Deus entrou para o esporte por meio do Instituto Reação, ONG criada por Flávio Canto, também lutador da comunidade. Com os pés no chão, ela pretende continuar treinando duro e disputar os Jogos Olímpicos de 2016 que também serão realizados na Cidade Maravilhosa.

Redação: RankBrasil