Primeira cidade do país a produzir ônibus elétrico

Fábrica da Volvo localizada na cidade é a primeira da América Latina a produzir ônibus movidos a eletricidade e biodiesel

13/05/2013
4046 Acessos
Imprimir
Primeira cidade do país a produzir ônibus elétrico
Foto: Acervo RankBrasil
A capital do Paraná é a primeira cidade do Brasil e da América Latina a produzir ônibus elétricos para transporte coletivo. Os hibribus são menos poluentes e mais silenciosos do que os convencionais. Desde setembro de 2012 veículos desse tipo já operam na capital paranaense.

Como o nome sugere, trata-se de um ônibus híbrido equipado com dois motores que funcionam em paralelo: um movido a eletricidade e outro movido a biodiesel. Esse é o primeiro produzido pela Volvo no Brasil, por encomenda da prefeitura de Curitiba.

A tecnologia inovadora consome 35 % menos combustível, reduz em até 50% a emissão de poluentes e em 89% a emissão de fumaça.

Funcionamento
O motor a biodiesel só entra em funcionamento em velocidades superiores a 20 quilômetros por hora e é desligado quando o veículo está parado no ponto ou no trânsito, cessando a emissão de poluentes.

Desta forma, o sistema elétrico entra em operação principalmente em arranques e frenagens, tornando o funcionamento mais confortável, silencioso e econômico.

Substituição da frota
Cerca de 30 veículos deste tipo já estão em operação e outros mais, fabricados na unidade da Volvo localizada na cidade, devem se juntar a frota do transporte coletivo na capital. A ideia é substituir, a longo prazo, todos os mais de 2 mil ônibus por modelos híbridos.

As cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro também já manifestaram interesse em adotar os novos veículos.

Redação: Vanderson Almeida

Fontes: Agência Brasil, G1 e Estadão