Maior número de declarações de imposto de renda recebidas

Em 2013, mais de 26 milhões de contribuintes brasileiros entregaram a declaração de imposto de renda, um recorde histórico para a Receita Federal

06/05/2013
3499 Acessos
Imprimir
Maior número de declarações de imposto de renda recebidas
Imagem: divulgação
O aumento da renda dos trabalhadores brasileiros, somado a uma defasagem da tabela do Imposto de Renda (IR) que já passa de 60%, fizeram o número de entrega de declarações de imposto de renda bater recorde em 2013.

Até 30 de abril, último dia do prazo fixado pela Receita Federal para a entrega das declarações referentes ao ano anterior, foram recebidos pelo órgão 26,034 milhões de documentos, o que representa um acréscimo de 789,9 mil contribuintes ou 3,03% a mais do que no ano passado.

Segundo especialistas, o motivo é o aquecimento do mercado de trabalho, com mais contratações formais e aumento da massa salarial. Outra razão seria a defasagem na tabela do IR, que é corrigida em 4,5 % ao ano (abaixo da inflação oficial), e que somada aos reajustes salariais dos trabalhadores, levaram a um aumento do número de pessoas obrigadas a declarar os rendimentos.

Como sempre, muitos brasileiros deixaram para acertar as contas com o leão na última hora. Somente no último dia, foram entregues 3,4 milhões de declarações, com picos de 262 mil envios por hora. Apesar do grande número de declarações enviadas no final do prazo, o site da Receita Federal não apresentou problemas.

A novidade deste ano foi a possibilidade de enviar a declaração por meio de dispositivos móveis, como tablets e smartphones com as plataformas Android ou iOS. Ao todo, 7.361 pessoas utilizaram esse formato, número que deve crescer bastante nos próximos anos.

Fontes: CBN e O Globo
Redação: Vanderson Almeida