Mais antiga edificação militar

Construído pelos portugueses em 1534, o Forte de Santo Antônio da Barra era destinado à defesa da costa brasileira

27/02/2013
7357 Acessos
Imprimir
Mais antiga edificação militar
Foto: Karol Azevedo.
O Forte de Santo Antônio da Barra, que fica em Salvador – BA, entra para o RankBrasil em 2013 por ser a Mais antiga edificação militar do país.

A obra foi erguida pelos portugueses em 1534 para a defesa da costa brasileira, antes mesmo da construção da capital baiana, fundada em 1549.

Exemplo da arquitetura militar portuguesa, a edificação está localizada na extremidade do Cabo de Santo Antônio, local primitivamente conhecido como Ponta do Padrão, onde em 1501 foi plantado um marco assinalador da posse de terra pelo Rei de Portugal.

No início, o monumento era constituído de pedra solta, areia e taipa (técnica construtiva à base de barro e cascalho) e em 1598 foi reconstruído em pedra e cal. Na missão chamada de ‘Vigia da Barra’, com disparos de canhão, o forte avisava a cidade de qualquer evento extraordinário que ocorresse na entrada da Baía de Todos os Santos.

Outra reforma aconteceu entre 1694 e 1702, com a implantação do Farol da Barra. Em 1765 foram executadas obras de conservação, com remodelação do forte. No ano de 1775, o local passou a ter uma artilharia, e em 1800 aconteceram novas modificações que o deixaram como está atualmente. Em 1974, a edificação sofreu obras de adaptação para instalação do Museu Náutico da Bahia, inaugurado em 13 de dezembro de 1998.

Batalhas no forte
Entre as batalhas que aconteceram no local, em 1624, sendo atacado por holandeses, o comandante do forte, capitão Francisco de Barros, lutou com seus poucos soldados e sua precária munição, durante 12 dias, sucumbindo perante um grupo de 1250 soldados e 240 marujos.

No mesmo ano, o administrador colonial português Francisco Nunes Marinho expulsou os holandeses. Na possibilidade de novas ameaças e de mais uma investida holandesa na Bahia, foram construídos os Fortes de Santa Maria e São Diogo, reforçando o poder de defesa do Forte de Santo Antônio.

Patrimônio Nacional
Pela sua importância histórica e estética, o Forte de Santo Antônio da Barra foi tombado em 24 de maio de 1938, pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, substituído pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Farol da Barra
O Farol da Barra, que fica no forte recordista, é o primeiro do Brasil, com início do trabalho de sinalização náutica em 1698. A princípio, o óleo de baleia alimentava lampiões protegidos por vidros, que sinalizavam a entrada da baía para os navegantes.

Museu Náutico da Bahia
O museu reúne valioso acervo de achados arqueológicos submarinos, uma coleção de instrumentos de navegação e sinalização náutica, maquetes, miniaturas de embarcações e uma mostra permanente sobre a geografia, história, antropologia e cultura da Baía de Todos os Santos.


Fontes: Marinha do Brasil e Museu Náutico da Bahia
Redação: Fátima Pires