Maior soma de idade entre irmãos

Com 1.035 anos, recorde brasileiro pertence aos 15 irmãos da família Romano

20/01/2020
7442 Acessos
Imprimir
Maior soma de idade entre irmãos
Família Romano bate recorde pela Maior soma de idade entre irmãos / Foto:Acervo Família Romano.
A família Romano bate recorde junto ao RankBrasil em 2020 pela Maior soma de idade entre irmãos. Juntos, os 15 irmãos somam 1.035 anos. Eles são filhos de Demosthenes Romano (falecido em 1974) e Waldete Viana (falecida em 2014). O casal era natural de Morro do Ferro, distrito de Oliveira (MG).

Olímpio Cláudio é o irmão mais velho, que tem atualmente 82 anos de idade. Já o mais novo é José Benevides, com 55 anos. Dos 15 irmãos, oito moram em Belo Horizonte (MG), cinco em Oliveira (MG), um em Brasília (DF) e um em Patos de Minas (MG).
Do primeiro filho de Demosthenes e Waldete ao 12º nasceram em Morro do Ferro. A família morou no local até o ano de 1960, quando se mudou para Oliveira, onde nasceram os três irmãos mais novos.
De acordo com o irmão José Benevides, a família nunca morou toda junta, pois alguns dos mais velhos foram saindo de casa para estudar, indo morar nas cidades mineiras de Barbacena, São João Del Rei e Belo Horizonte. “Em um período, já em Oliveira, chegaram a morar 12 irmãos com seus pais”, conta.
José Benevides afirma que ter uma família com tantos irmãos é uma bênção. “Somos muito gratos por esta oportunidade que a vida nos deu de usufruirmos no espaço / tempo da convivência uns dos outros, buscando nos nutrir do que cada um tem de melhor, respeitando as diferenças individuais”, destaca. “É uma oportunidade riquíssima para o nosso contínuo crescimento pessoal e espiritual”, completa.
Para se reunir, a família procura criar oportunidades, seja em uma visita de um irmão que veio de mais longe, e os demais se reúnem à sua volta; em eventos familiares; e principalmente na confraternização anual no final de ano, quando todos os irmãos se encontram com suas famílias. “Estes encontros são sempre regados a muita prosa boa, em volta de uma mesa farta”.

Segundo José Benevides, para tratar da saudade e atualizar notícias no dia a dia, os irmãos mantêm um grupo de whatsapp. “União é um princípio passado por nossos pais”, diz. Ele comenta que a falecida mãe sempre pedia que os irmãos permanecessem unidos. “Prezamos muito a convivência harmoniosa e solidária, sempre um apoiando o outro”.
O irmão ressalta que quando o patriarca da família faleceu há 45 anos, deixou cinco filhos menores. “O apoio dos filhos mais velhos à nossa mãe foi imprescindível para a educação deles. É bonito de se ver e sentir o princípio do respeito e da hierarquia entre irmãos”.
Hoje a família Romano possui quatro gerações. Na linhagem direta de sangue são 62 pessoas. Conforme José Benevides, este recorde junto ao RankBrasil é o coroamento para uma família tão grande, com uma trajetória de muitas alegrias, muitas conquistas, mas também de lutas e sacrifícios. “É uma homenagem para nossos pais e todos os nossos ancestrais, que vieram antes de nós, abrindo caminhos para sermos o que somos hoje”, finaliza.

Irmãos e idades atuais
Olímpio Cláudio Romano – 82 anos
Olavo Celso Romano – 81 anos
Demóstenes Romano Filho – 78 anos
Paulo Afonso Romano – 77 anos
Ronaldo Romano – 75 anos
Vera Lúcia Romano – 73 anos
Raquel Romano – 71 anos
Alcéa Romano – 68 anos
Homero Romano – 67 anos
Leonardo Romano – 65 anos
Valdete Emília Romano – 64 anos
Maria Ofélia Romano – 62 anos
Helena Carmen Romano – 59 anos
Túlio César Romano – 58 anos
José Benevides Romano – 55 anos